Como identificar golpes e pirâmides como o divulgado por Popó. Os golpes, assim como uma pirâmide financeira, geralmente prometem dinheiro fácil e (ou) rápido, com eventuais ganhos de “renda extra” ou “dinheiro em casa”. Desde o início da pandemia esse tipo de prática se intensificou nas mídias sociais, em período de queda do poder de compra do brasileiro.
Contudo, a maioria das pessoas caem facilmente nestes golpes porque sempre são disponibilizados através da divulgação de alguém. Que na maioria das vezes acaba transmitindo credibilidade ao golpe.
Ações que podem se destacar na temporada de resultados da B3
E foi assim, que o boxeador Acelino Popó Freitas, protagonizou um dos eventos de luta mais comentados dos últimos tempos ao enfrentar o influenciador digital e youtuber Whindersson Nunes, anunciou que devolveu o dinheiro que lhe foi pago em troca de estrelar peça publicitária por um suposto golpe financeiro.
Entretanto, na divulgação ele escreveu: “você quer uma renda extra sem precisar vender nada na internet? Receber no mínimo três Pix por semana de até R$ 500? O robozão do pix está pagando para várias pessoas R$ 3 mil ao mês. Basta configurar o robô e pronto”, escreveu o boxeador no seu Instagram.
Metaverso em risco após tombo financeiro do Facebook (Meta)
Porém, o link inserido nos stories remetia a uma página de divulgação de um golpe financeiro, fraude que entra para o rol de esquemas que causam danos ao pequeno investidor – como robôs traders e que operam criptomoedas, populares nos últimos meses em anúncios nas mídias sociais.
E assim, após receber diversas reclamações de usuários e ser criticado por internautas, Popó reconheceu que fez propaganda de um esquema fraudulento. Alertou seguidores e afirmou der devolvido a remuneração que lhe foi dada.
Como reconhecer os golpes
A primeira coisa é ver a promessa de rentabilidade. Muitas vezes, eles colocam um número, em termos absolutos, baixo. Por exemplo, falam que o cliente terá 1% de ganho ao dia, e aí o cliente acha possível, por parecer um rendimento pequeno. Mas, quando você compõe isso ao longo do ano, ou ao mês, isso dá uma taxa absurda, totalmente irreal. Existe uma fraude por trás, não é sustentável.
Nos golpes, o dinheiro do investidor pode ficar preso em uma conta fraudulenta, especialmente quando os criminosos pedem depósitos diretos via pix ou TED para uma conta de pessoa física.
Mark Zuckerberg perde um quarto da fortuna em um dia
Desta forma, os modelos variam de pirâmides, em que os primeiros que aportam o dinheiro conseguem a rentabilidade prometida, de cerca 1% ou 2% ao dia – que ocorre depois que os investidores que colocaram dinheiro na sequência pagam os primeiros e serão remunerados pelos terceiros. Esses golpes fraudulentos ficam fora das regulações das autoridades.
No caso da pirâmide, como a divulgada por Popó, o esquema pode ‘colapsar’ quando a base se reduz e os “donos” não conseguem fazer mais os pagamentos a todos que estão nela.
É importante entender que se você colocar seu dinheiro em qualquer conta, empresa, ou mão de pessoas que não tenham autorização da CVM e autoridades reguladoras de investimento do Brasil, não existe nada que garanta que você terá seu dinheiro de volta.