A imprensa internacional deu destaque ao cenário econômico brasileiro ao longo da semana. Reportagens de veículos especializados, Financial Times e Economist, relevantes abordaram o resultado do temor fiscal brasileiro, que se refletiu em uma forte desvalorização do real.
Os textos relataram o principal tema econômico da semana: a tramitação no Congresso do pacote fiscal idealizado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A Câmara e o Senado aprovaram as medidas, mas com desidratação, em derrota para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
AINDA: A recessão no Brasil já é realidade afirma economista
Reportagens também apresentaram os dados sobre a venda desenfreada de dólares ao longo da semana pelo Banco Central, na tentativa de controlar a cotação do câmbio. A autoridade monetária vendeu quase US$ 30 bilhões em dezembro. Mesmo assim, a moeda norte-americana permanece acima de R$ 6 –patamar altíssimo.
MAIS: Em dois anos credibilidade da Suprema Corte cai de 31% para…
A moeda do Brasil é o real, mas quase tudo que é comercializado por aqui tem uma parcela de dólar envolvida. E esse repasse tende a ser cada vez mais rápido e intenso, diz o economista da XP, Alexandre Maluf.
VEJA: “Brasil coloca imposto demais, vamos retribuir”, afirma Trump
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
SAIBA: Governo Lula com canetada enfraquece a Lei das Estatais, para ‘salvar’ as estatais
A inflação fora da meta foi outro ponto em destaque. Ao que tudo indica, o índice de preços terminará o ano acima do limite de 4,5%. Parte dessa alta se explica pela economia aquecida, exemplificada pelo crescimento elevado no PIB (Produto Interno Bruto Brasileiro).
título: Medo no mercado: insuficiência fiscal do Brasil leva moeda a novas mínimas; subtítulo: Presidente enfrenta o maior desafio de seu terceiro mandato como líder; acesse aqui (em inglês, para assinantes).
THE ECONOMIST título: Por que a moeda do Brasil está despencando; subtítulo: Políticas fiscal e monetária agora estão em conflito direto.
Uma das razões que motivou o crescimento da produção do país foram os incentivos econômicos do Estado brasileiro. A política expansionista de Lula impulsionou esse movimento.
SAIBA: Confiança da indústria brasileira é predominantemente negativa, aponta CNI
WALL STREET JOURNAL:
título – Crise cambial força o líder do Brasil a fazer o impensável: cortar gastos; subtítulo – Moeda brasileira atinge o menor nível em 30 anos após gastos acelerados com pensões e serviços sociais.