Patrocinado

O vice-presidente do partido português Chega, Pedro dos Santos Frazão, reagiu com veemência às declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, Gilmar Mendes, feitas durante entrevista à CNN Portugal no dia 3 de outubro de 2025, em Lisboa. O ministro como vários de seus pares tem se envolvido e opinado sobre setores e questões as quais não cabe ao STF fazer manifestações públicas.

LEIA: Caixa bloqueia empréstimos imobiliários devido a escassez de recursos e busca por taxas mais elevada

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Careca do escândalo do “roubo dos aposentados do INSS” pagou R$ 5 milhões para publicitária do PT

Na ocasião, Gilmar Mendes afirmou que o sistema de imigração em Portugal apresenta falhas graves, descrevendo-o como “desorganizado e caótico”, e ressaltou que esses problemas geram insegurança entre brasileiros que residem no país europeu.

SAIBA: Brasileiros são obrigados a escolher marcas mais baratas no supermercado, devido a alta da inflação e impostos

Em resposta pública em suas redes sociais, Frazão classificou os comentários de Gilmar Mendes como um insulto a Portugal. Ele afirmou que o Brasil, ao contrário de Portugal, é um país marcado por favelas e onde, segundo ele, “a justiça libera corruptos e criminosos todos os dias”. Pedro dos Santos Frazão também afirmou que o ministro brasileiro não tem autoridade para dar lições a Portugal, afirmando que “Portugal é soberano e não aceita sermões de brasileiros próximos de Lula”, referência ao governo brasileiro atual, que foi liberado da prisão pelo próprio STF, mesmo com “provas sobradas” de corrupção em casos como a Lava-Jato.

VEJA: Rejeição a Janja supera 61%, casal presidencial inicia campanha eleitoral junto.

A polêmica escalou ainda mais com Frazão recomendando que Gilmar “deveria pôr ordem na sua própria casa”, em clara alusão às questões internas brasileiras, além de defender a soberania e a autonomia do sistema migratório português.

MAIS: Ministério da Agricultura do PT “tem envolvimento no roubo do INSS” através de…

As declarações de Gilmar Mendes segundo especialistas são inapropriadas e não cabem a um servidor público da Suprema Corte. Mas sim, a servidores da diplomacia brasileira. Estas manifestações de ministros do STF tem causado desgastes entre o Brasil e outros países, como se os mesmo tivessem autorização e legitimidade para falar e tratar de qualquer assunto, porém não a tem.

Como ter sua cédula Uruguaia

1

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada