Declarações de Toffoli e Moraes sobre ética de magistrados, faz Fachin cancelar reunião do STF

INVESTIDORES BRASIL
Publicidade

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, cancelou a reunião que estava marcada para o próximo dia 12 de fevereiro e que teria como objetivo discutir a criação de um código de conduta para os integrantes dos tribunais superiores.

LEIA:Itaú Unibanco Lucro recorde impulsiona ROE a 24,4% – ações disparam?

Até o momento, não há nova data definida para o encontro. A expectativa é que a reunião seja remarcada apenas após o carnaval.

O cancelamento atinge também o almoço que marcaria o primeiro encontro formal entre os ministros sob a gestão de Fachin à frente da Corte.

MAIS: Raízen: Dívida salta e investidores correm para vender os ativos

A decisão ocorre em meio a manifestações públicas de ministros da Corte. Durante sessão recente, os ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes defenderam que juízes podem manter participação societária em empresas privadas e exercer atividades remuneradas, como palestras, desde que respeitados os limites legais e não haja conflito de interesses.

AINDA: Em meio a violência no Brasil, Lula analisa contratar Datena na estatal EBC para programa sobre segurança. Custo superior a R$ 1 milhão do...

Toffoli afirmou que magistrados têm o direito de possuir patrimônio, incluindo fazendas e participação em empresas, desde que não exerçam funções administrativas.

AINDA: Grupo Vorcaro controlava quase 15% do estatal BRB: esquema bilionário exposto

VEJA: Crise no Carnaval do Rio expõe alerta financeiro: o camarote milionário de Daniel Vorcaro após a liquidação do Banco Master

“Se ele tem um pai ou mãe acionista de uma empresa, dono de uma empresa ou de fazenda? Vários magistrados são fazendeiros, são donos de empresas, e eles, não excedendo a administração, têm todo o direito aos seus dividendos”, declarou o ministro.

VEJA: Tesouro IPCA+ Longo Dispara: Taxas Sobem com Incerteza no Banco Central

Moraes reforçou o entendimento ao afirmar que juízes podem receber pagamentos por palestras e atuar como sócios de empresas privadas, desde que não ocupem cargos de direção e cumpram as restrições previstas na legislação.

VEJA: Moraes e dono do Banco Master apreciavam charutos e vinhos caros em sala secreta

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui. 

SAIBA: C6 Bank desaparece com dinheiro dos correntistas e investimentos, além de cancelar contas sem aviso: clientes denunciam abusos e risco financeiro

Segundo ele, embora magistrados estejam impedidos de atuar na gestão empresarial ou em atividades político-partidárias, isso não os impede de administrar seu patrimônio pessoal.

O ministro destacou ainda que a atuação do magistrado deve observar rigorosamente a ausência de conflito de interesses.

“O juiz não pode ter qualquer ligação com o processo que julga, nem receber qualquer tipo de participação relacionada a ele”, afirmou.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Publicidade
Eloisa Shoes
Eloisa Shoes
Redatora e bailarina nas horas vagas. Também gosto de ajudar as pessoas e acredito que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Conheça minha "Caixa de Surpresas"
spot_img

Últimas

Publicidade

RELACIONADOS

PUBLICIDADE