O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) vai protocolar um projeto de lei que tem como objetivo isentar atletas brasileiros do Imposto de Renda sobre os valores recebidos por eles em torneios internacionais quando estiverem representando o Brasil oficialmente.
MAIS: Bolsas desabam pelo mundo e Brasil segue o ritmo na abertura
O texto propõe alterar o artigo 6º da Lei 7.713 de 22 de dezembro de 1988, para então impedir que os atletas sejam cobrados pelos valores recebidos em competições esportivas como os Jogos Olímpicos.
SAIBA: Preço da picanha sobe forte em 2024 e contraria promessa de Lula
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
AINDA: Brasil segundo FMI está entre as 20 piores taxas de investimento do mundo
– Muitos esportes, principalmente os individuais, não possuem os incentivos que merecem. A cobrança de impostos sobre essas premiações vai na contramão do reconhecimento que esses atletas merecem, uma vez que eles elevam o nome do Brasil no cenário esportivo mundial. Nossos atletas merecem todo reconhecimento e apoio por representar o Brasil com tanto empenho e dedicação – disse Nikolas na rede social X.
MAIS: Jornalista é presa ao cobrir protestos contra Maduro na Venezuela
Na justificativa do projeto, o deputado cita que as premiações em dinheiro recebidas pelos atletas podem ser taxadas pelo governo brasileiro, por isso, ele apresenta o projeto para que, se aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente da República, os atletas possam ter a garantia de que não serão tributados.
LEIA: Imposto sobre prêmio de medalhistas olímpicos brasileiros é de 27,5%.