Patrocinado
Início Direitos Deputados e Senadores tomam as mesas do Congresso em protesto pela “verdadeira...

Deputados e Senadores tomam as mesas do Congresso em protesto pela “verdadeira democracia”, com avanço do STF no Brasil

Congresso trabalha para tirar os poderes do presidente
Patrocinado

Um grupo de senadores e deputados anunciou a ocupação das Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados como forma de obstrução das votações, prevista para iniciar na próxima semana. Essa ação integra um movimento em defesa do que os parlamentares chamam de “verdadeira democracia”.

VEJA: Decisão de Moraes sobre prisão de Bolsonaro é “Ilegal, Excepcional e Criativa”, veja as ilegalidades apontadas pelo jurista

Patrocinado

A obstrução foi decidida após a apresentação do 30º pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, devido a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, decretada na segunda-feira 4 por Moraes. A ação inclui a ocupação das mesas no plenário do Senado e deve ser replicada por deputados na Câmara. Os parlamentares também exigem liberdade de expressão, a imprensa e a inviolabilidade dos mandatos parlamentares. Além disso, criticam a atuação do procurador-geral da República por omissão e condenam o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, por agir como avalista das ações do ministro.

MAIS: Alexandre de Moraes é o primeiro a ser sancionado pela Lei Magnitsky, para aqueles que desrespeitam os direitos humanos. Ministro deve usar o Banco…

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

SAIBA: Ministro em exercício na Suprema Corte no Brasil se iguala a lideranças do PCC entre outros bandidos mundiais, saiba quais

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: Sem negociação efetiva do governo Lula sobre tarifa americana, empresas brasileiras em dificuldade começam a anunciar férias coletivas

A oposição planeja uma manifestação para o dia 7 de setembro na Avenida Paulista, em São Paulo, reivindicando o retorno da normalidade democrática no país, o arquivamento de inquéritos, anistia a perseguidos políticos e a instalação de uma CPI na Câmara focada no abuso de autoridade. Os parlamentares também prometem lutar pela anistia e pela liberdade de expressão durante a obstrução das atividades parlamentares.

LEIA:Tarifa dos EUA tem efeito incerto e impactos setoriais relevantes, segundo ata do Copom…

Dentre as cobranças está uma reação institucional às medidas cautelares impostas ao senador Marcos do Val (Podemos-ES), igualmente assinadas por Moraes. A oposição exige que a Casa avance com as solicitações de impeachment contra o ministro e relator de ambos os casos.

No entanto, Alcolumbre evita qualquer sinal público de que colocará os pedidos em análise. Segundo interlocutores, ele afirma que não pretende ceder à pressão.

É possível que Alcolumbre se alvo de sanções do governo Donald Trump, nos Estados Unidos, afirmou o deputado Eduardo Bolsonaro.

AINDA: Sem coragem de ligar e negociar diretamente com Trump. Lula critica dólar para plateia controlada, enquanto setores tarifados sofrem

Em coletiva de imprensa nesta manhã, o senador Flávio Bolsonaro afirmou que Moraes transformou um problema pessoal em crise institucional ao impor medidas que, segundo ele, extrapolam os limites legais.

Ele ainda defendeu a anistia aos presos políticos do 08 de janeiro e afirmou que o tema precisa entrar em votação no Congresso. Além disso, lembrou que o STF de mudou sua jurisprudência em 2023, para impedir que Bolsonaro responda na primeira instância, como todos os demais ex-presidentes.

VEJA: Ex-assessor de Moraes no TSE afirma que entregou provas de ações…

O senador afirma que a destituição de Moraes agora sancionado na lista dos maiores abusadores dos direitos humanos do mundo, é o primeiro passo para restaurar o equilíbrio entre os Poderes.

Como morar no Uruguai legalmente

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado