– A companhia portuguesa EDP, através da sua subsidiária EDP Energias do Brasil, fechou um acordo com um fundo gerido pela Actis, para a venda da totalidade da linha de transmissão EDP Transmissão Litoral Sul nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul por R$ 510 milhões, conforme comunicado da companhia ao regulador português nesta terça-feira.
De acordo com a empresa, o acordo faz parte da estratégia de rotação de ativos para a atividade de transmissão no Brasil, definida no plano de negócios da EDP.
A contrapartida total representa um múltiplo de 1,6 sobre o capital próprio investido líquido de dividendos recebidos.
MAIS: Stédile fala em enviar o MST para a Venezuela contra os EUA
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News
LEIA: Fundo usou dinheiro de aposentados para financiar Banco Master de forma irregular, afirma justiça
A linha de transmissão EDP Transmissão Litoral Sul tem uma extensão de 135km e uma receita anual permitida de R$66 milhões.
EDP está reduzindo gradualmente sua presença no Brasil. A empresa tem adotado uma estratégia de rotação de ativos e foco em segmentos específicos, como energia solar e serviços descentralizados.
VEJA: A negociação entre Brasil e EUA que Lula não conseguiu esconder,…
Cancelamento de registro na bolsa brasileira (B3)
Em 2023, a EDP Brasil deixou de ser negociada na bolsa após uma oferta pública de aquisição (OPA) feita pela controladora portuguesa. Isso marcou o início de uma reestruturação mais profunda.