Patrocinado

Pesquisa realizada de 14 a 16 de dezembro de 2024 mostra que a avaliação positiva do trabalho dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) caiu de 31% para 12% em 2 anos.

É a taxa dos que afirmam que o desempenho da Corte é “bom” ou “ótimo”. Os dados evidenciam que os percentuais de avaliação positiva da Suprema Corte registram quedas sequenciais desde o início de 2023. De lá para cá, houve uma queda de 19 pontos percentuais.

MAIS: “Será que Haddad está sucumbindo ao negacionismo”, questiona empresário da Klabin…

Na outra ponta, a taxa dos que acham que o STF faz um trabalho “ruim” ou “péssimo” saltou 12 pontos percentuais: foi de 31% para 43% desde junho de 2023. Ficou acima do patamar registrado ao final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando era 40%. Há ainda 34% da população que avalia a Corte como “regular”. Outros 11% não souberam responder.

VEJA: “Brasil coloca imposto demais, vamos retribuir”, afirma Trump

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

SAIBA: Governo Lula com canetada enfraquece a Lei das Estatais, para ‘salvar’ as estatais

A pesquisa mostra a piora gradual da percepção dos brasileiros sobre a atuação dos ministros do STF coincide com a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Planalto e com o recrudescimento de ações da Corte contra pessoas acusadas de suposta tentativa de golpe, que não ocorreu, tanto em atos do 8 de Janeiro quanto, mais recentemente, no suposto plano para matar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Que também não se tem evidências de que de fato a ideia do plano existiu, mas não passou de ideia, caso tenha existido. Juristas deixam claro que iter a deia e pensamento não configuram nenhum tipo de crime, mas a Suprema Corte tem mantido pessoas presas com base nisto.

LEIA: Nissan é mais uma das marcas que cancelaram a política woke..

As ações do STF são vista cada vez mais pela população como autoritárias e inconstitucionais, por mais que os referidos magistrados afirmem o contrário.

SAIBA: Pedido de impeachment de Barroso é anunciado após o magistrado afirmar que “venceu o bolsonarismo”

A queda na percepção positiva do desempenho do Supremo também se dá no fim da presidência de Rosa Weber e durante o comando de Roberto Barroso, que assumiu a Corte em setembro de 2023. Durante as duas gestões, o STF tentado legislar sobre temas sensíveis, como aborto, drogas, responsabilização de jornais e regulação de big techs, temas já votados pelo legislativo.

MAIS: Equipe do diretor da PF de Lula tinha acesso antecipado aos atos de 08 de janeiro

A pesquisa foi realizada pelo PoderData Os dados foram coletados de 14 a 16 de dezembro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas e em 192 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

SAIBA: Transparência Internacional ataca indicação e diz que Lula quer STF como ‘anexo’ do governo

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica.

VEJA: Gilmar Mendes continua desmonte da Lava Jato pelo STF e anula todas as condenações de José Dirceu

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada