Patrocinado

A Embraer(EMBR3) despontou como a companhia brasileira mais prejudicada pela nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil, medida anunciada para entrar em vigor em agosto de 2025. A empresa caiu 3,70% após as medidas de Trump e a reação nada diplomática de Lula, inclusive permitindo que o Judiciário se envolva nestas questões políticas e internacionais, que não dizem respeito ao judiciário que deveria proteger a Constituição.

LEIA: Falta de diplomacia do governo Lula e insegurança jurídica trouxeram ao…

MAIS: Justiça americana intima Moraes pela segunda vez, por violação da Primeira Emenda da Constituição Americana

Impacto Direto nas Receitas e Operações

  • O mercado norte-americano representou 59,5% da receita total da Embraer em 2024, tornando os EUA o principal destino das exportações da empresa.
  • A Embraer exporta principalmente aeronaves E1 para companhias aéreas dos EUA e finaliza a montagem de jatos executivos na Flórida, o que amplia o impacto da tarifa.
  • Estima-se que 75% das vendas totais de jatos executivos da Embraer sejam destinadas aos EUA.

AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

LEIA: Ex-presidente mais premiado do BC afirma que IOF não é imposto para punir ricos, encarece o processo produtivo e afeta todo o país

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

VEJA: Lula infla números e inventa entregas que não fez, mas as

Efeito nas Linhas de Produção

  • Os modelos Praetor (com 55% a 60% de componentes brasileiros) e Phenom (35% a 40%) são finalizados nos EUA, mas as peças enviadas do Brasil passarão a ser sobretaxadas, elevando o custo de produção.
  • Embora a Embraer possua três fábricas nos EUA e exporte aviões prontos principalmente para outros mercados, a dependência do fornecimento de peças e componentes brasileiros torna a empresa vulnerável à nova tarifa.

MAIS: Defesa de ex-assessor de Bolsonaro aponta responsável por fraude em registros nos EUA

Projeções de Mercado e Reação dos Investidores

  • Segundo o banco UBS, cada aumento de 10 pontos percentuais nas tarifas pode gerar um impacto de US$ 70 milhões nos custos da Embraer e uma queda de 13% no lucro líquido esperado para 2026.
  • As ações da Embraer caíram 4,09% no dia do anúncio, refletindo a preocupação dos investidores com o efeito da tarifa sobre os resultados futuros.

AINDA: Trump afirma que julgamento de Bolsonaro no STF é “caça às bruxas, deixem Bolsonaro em paz”, determina

Contexto Setorial

  • Apesar do impacto direto da tarifa para a Embraer, apenas 12% das exportações brasileiras têm os EUA como destino, representando 1,7% do PIB nacional.
  • Outros setores expostos incluem papel e celulose, com destaque para a Suzano, que também pode ser fortemente afetada devido à alta dependência do mercado americano.

VEJA: TCU suspende multa para Cerveró e outros réus na Lava Jato…

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada