Patrocinado

A Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros) denunciou à Susep (Superintendência de Seguros Privados), nesta semana, as empresas Loovi Seguros e LTI Seguros por suposta atuação irregular no mercado de seguros. A entidade pede que a Susep – autarquia federal responsável por regular e fiscalizar o setor – investigue o caso e adote medidas para interromper as atividades das companhias.

Com cerca de 345 mil seguidores só no Instagram, a Loovi tem entre seus principais divulgadores o empresário e ex-candidato à prefeitura de São Paulo em 2024, Pablo Marçal, investidor da companhia, e que também se apresenta como “sócio”.

Além de Marçal, é possível encontrar divulgação da Loovi por outros influencers famosos, como Whindersson Nunes, Renato Cariani, Lucas Ranngel, Celso Portioli e Tirullipa.

AINDA: Os três poderes terão aumento de salário em fevereiro, veja quanto…

Nesta sexta-feira (31), o logotipo da seguradora também estava estampado na apresentação de Neymar no Santos. A Loovi será a patrocinadora do número da camisa do time da Vila Belmiro.

Segundo a Fenacor, ao se apresentar como seguradora autorizada a operar pela Susep, a Loovi falta com a verdade, configurando “desinformação proposital”. A federação alega que a Loovi, na realidade, seria uma representante de seguros, a CW Technology, que pode estar operando como seguradora sem autorização e sem informar essa condição aos consumidores, ferindo a norma de conduta estabelecida pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados), órgão responsável por fixar as diretrizes e normas da política de seguros privados no país.

AINDA: Para conseguir vitória de Motta e Alcolumbre no Congress o Lula exonera ministros

Em seus canais oficiais, a Loovi alega não fazer análise de perfil do condutor para vender o seguro, promete a contratação em até 5 minutos, além de promoções que podem “zerar” o custo do seguro do carro ao consumidor que indicar amigos como clientes.

a LTI Seguros é, de fato, participante do sandbox regulatório da Susep (ambiente regulatório experimental que incentiva projetos inovadores em produtos e serviços ofertados no mercado de seguros), autorizada a atuar em seguros de danos em âmbito nacional até março de 2026, com capital de R$ 1,3 milhão.

O responsável pelo projeto no sandbox é Quézide Salgado Cunha, empresário que se apresenta nas redes sociais como presidente da Loovi.

Publicidade massiva
A Fenacor destaca ainda que a Loovi investe em publicidade massiva, incluindo inserções em emissoras como SBT e Band, o que poderia induzir consumidores ao erro, afrontando o Código de Defesa do Consumidor.

LEIA: Senador americano pede posicionamento da OAB

Outra suposta irregularidade denunciada pela federação é uma promoção comercial divulgada nas redes sociais da Loovi, mediante sorteio, realizada neste mês de janeiro, em que não consta informação quanto ao registro e autorização estatal para a sua realização.

Diante disso, a Fenacor solicitou o processamento da denúncia e a investigação das não conformidades, com a concessão de medida cautelar para suspensão das operações, a verificação da participação de terceiros não autorizados no negócio, bem como a comunicação da decisão às denunciadas, à Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda e ao Ministério Público Federal.

MAIS: Financiamento imobiliário pela Caixa fica mais caro em 2025 sob Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique

SAIBA: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos

“Há, de nossa parte, uma grande preocupação com a integridade do mercado. Por essa razão, apresentamos a denúncia e solicitamos a imediata intervenção da Susep para garantir a proteção dos consumidores e assegurar o cumprimento das regulamentações do mercado de seguros”, afirma o presidente da Fenacor, Armando Vergilio.

O que diz a Loovi
O presidente da Loovi, Quézide Salgado Cunha, comentou que “fica entristecido” com o que classifica como mentiras e calúnias e afirmou que vai “acionar todas as medidas para nos desvincular de qualquer que seja o desafeto”.

Em nota, a Loovi e a LTI Seguros informam que as duas empresas fazem parte do mesmo grupo econômico, sendo a LTI devidamente autorizada a operar pela Susep no âmbito do sandbox, enquanto a Loovi atua como sua representante na distribuição de seguros, e “ambas operam com transparência e em total conformidade com a regulamentação do setor”. Informou ainda não ter tido acesso aos autos da denúncia.

MAIS: Senador americano pede posicionamento da OAB sobre abusos contra os direitos humanos no Brasil por parte da Suprema Corte

Veja abaixo a nota na íntegra:

A Loovi e a LTI Seguros fazem parte do mesmo grupo econômico, atuando de forma complementar para ampliar o acesso ao seguro no Brasil. A LTI Seguros é uma seguradora devidamente autorizada pela SUSEP (Portaria nº 8.091, de 13 de janeiro de 2023) e opera em total conformidade com a regulamentação do setor. A Loovi, por sua vez, atua como representante da LTI Seguros, distribuindo produtos subscritos pela seguradora dentro das diretrizes estabelecidas. Ambas reforçam seu compromisso com transparência, segurança e respeito à legislação vigente.

VEJA: Estatais brasileiras tem o maior déficit histórico com o governo Lula,..

A empresa ainda não teve acesso aos autos da denúncia e, por isso, não pode se manifestar sobre o conteúdo específico. No entanto, reafirma que suas operações seguem as normas do setor e serão devidamente esclarecidas no foro competente. A LTI Seguros também reforça seu respeito aos corretores de seguros e seu compromisso em ampliar a distribuição de seus produtos por meio desse canal, convidando profissionais interessados a conhecer e comercializar suas soluções.

Quem são Loovi Seguros e LTI Seguros

A Loovi Seguros é uma insurtech que atua como representante da LTI Seguros. Isso significa que a Loovi oferece seguros através da plataforma da LTI, que é uma seguradora autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A Loovi se destaca por oferecer uma experiência 100% digital e acessível, com coberturas completas e sem burocracia. Eles utilizam tecnologia avançada para democratizar o acesso ao seguro automotivo, especialmente para públicos que são frequentemente excluídos pelo mercado tradicional.

Pablo Marçal é sócio e fundador da Loovi Seguros, uma empresa de seguros automotivos voltada para as classes C, D e E. No entanto, a empresa tem enfrentado algumas controvérsias recentemente, pois foi denunciada pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor) por operar sem o registro adequado junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep).

MAIS: Alta do diesel pela Petrobras é de 6,29% e deve refletir…

A Loovi Seguros oferece uma gama de serviços e produtos através de sua parceria com a LTI Seguros. Alguns dos principais serviços incluem:

  1. Seguro Automotivo: Coberturas para diversos tipos de veículos, incluindo carros, motos e veículos comerciais. O foco é em oferecer seguros acessíveis e sem burocracia, utilizando tecnologia para simplificar o processo de contratação e gestão das apólices.
  2. Atendimento 100% Digital: Toda a experiência com a Loovi é digital, desde a cotação até a assistência em caso de sinistro. Isso inclui suporte ao cliente, envio de documentos e acompanhamento de processos.
  3. Coberturas e Assistência: Além das coberturas padrão, a Loovi oferece opções de assistência 24 horas, cobertura para terceiros, e outras coberturas adicionais que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do cliente.
  4. Preços Competitivos: A Loovi utiliza tecnologia avançada e algoritmos para oferecer preços competitivos, especialmente para as classes C, D e E, que são frequentemente excluídas pelo mercado de seguros tradicional.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada