Três ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estão convidados para participar de eventos brasileiros em Nova York, nos Estados Unidos, nesta segunda (13) e terça (14).
São eventos realizados pelo Esfera Brasil, grupo ligado ao Banco Santander, e pelo Lide, grupo de João Dória, ex-governador de São Paulo, e ocorrem em meio ao desenrolar da tragédia no Rio Grande do Sul que já vitimou 147 pessoas. As enchentes mobilizaram o governo federal em socorro ao estado.
LEIA: Big Techs e AGU tem reunião para combater “fake news” sobre tragédia gaúcha
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
De acordo com as programações dos eventos, os ministros convidados são Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações) e Renan Filho (Transportes), além de Jorge Viana, que preside a ApexBrasil, para o encontro do Esfera Brasil nesta segunda (13).
As agendas oficiais dos ministros, no entanto, não confirmam a viagem. A de Silveira aponta uma reunião em Brasília, as de Juscelino e de Renan Filho não apresentam marcações, e a de Viana não está disponível para consulta.
A ApexBrasil se denomina, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) como um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços por meio de um contrato de gestão.
Os ministérios foram procurados, e o das Comunicações afirmou que Juscelino Filho foi convidado para o evento, mas que não comparecerá. As outras pastas ainda não se pronunciaram.
Já o ministro Alexandre de Moraes foi convidado para participar do evento do Lide Grupo de Líderes Empresariais na terça (14). O STF também foi procurado pela reportagem para confirmar se ele viajou ou não, e ainda não respondeu ao questionamento.
Há ainda um terceiro evento em Nova York promovido pelo jornal Valor Econômico, do grupo Globo, a ser realizado na quarta (14), e que teve o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, e o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, convidados para participar.
LEIA: TCU ignora princípio da transparência das contas públicas e autoriza ‘sigilo’ de voos da FAB
Além dos ministros e integrantes do governo, os três eventos também terão a presença de oito parlamentares, entre eles o senador Davi Alcolumbre (União-AP), que articulou o apoio do partido ao governo, e Jaques Wagner (PT-BA), líder de Lula no Senado.
Os gabinetes dos senadores confirmaram à reportagem que eles foram convidados para participar do evento de terça (14), mas não vão comparecer. Alcolumbre está no Amapá, enquanto que Wagner está em Brasília.
Também foram convidados 11 governadores para participarem do evento: Claudio Castro (PL-RJ), Eduardo Riedel (PSDB-MS), Gladson Cameli (PP-AC), Helder Barbalho (MDB-PA), Mauro Mendes (União-MT), Ratinho Jr (PSD-PR), Renato Casagrande (PSB-ES), Romeu Zema (Novo-MG), Wilson Lima (União-AM), Ronaldo Caiado (União-GO) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
Outros convidados dos eventos são o ex-presidente Michel Temer (MDB); o presidente da Febraban, Isaac Sidney; o presidente da Fiesp, Josué Gomes; entre outros da iniciativa privada.