Patrocinado

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), comentou sobre as dificuldades que o setor enfrenta por causa das adversidades climáticas, escassez de crédito, juros altos e alta do dólar, pressionado pelo pacote de ajuste fiscal anunciado pelo governo.

De acordo com o parlamentar, o agronegócio tem um “horizonte preocupante” pela frente.

LEIA: Primeira-dama gasta R$ 4 mil por hora desde 2023, segundo “janjômetro”

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

LEIA: Ifix tem pior dia de 2024 e Fundo imobiliário vende ativo desocupado

Está todo mundo endividado, com pé no freio, com o dólar nesse preço. O mercado de máquinas agrícolas está ‘derrubadíssimo’. Os mercados de insumos, com fertilizantes caríssimos, tratamento de semente com defensivo também. É um horizonte preocupante”, disse Lupion em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico, na semana passada.

LEIA: Devido a hemorragia Lula é operado em São Paulo às pressas

Ajuste fiscal “às pressas” traz preocupação e riscos ao agro 
Lupion também criticou a falta de recursos no Plano Safra 2024/25, que apresenta queda de quase 25% nos desembolsos em comparação com a temporada passada. 

Segundo o parlamentar, a política que trata do Plano Safra é “antiquada”. Lupion pretende construir uma proposta que mude essa política.

VEJA: Real volta a se desvalorizar e Bolsa brasileira cai junto

O objetivo, segundo o deputado, é alinhar o orçamento, atualmente dividido entre dois anos, de julho a junho, com o início do exercício fiscal, em janeiro. 

Na análise do deputado, o financiamento para apenas uma safra também não atende a necessidade do setor.

“Tem produtores que fazem três safras, conheço exemplos de quem faz duas no Sul e duas no Norte no mesmo ano”, disse Lupion.

MAIS: Milei com quase um ano no governo tem alta popularidade no país

Crédito rural 
O parlamentar ainda criticou a falta de avanço nos descontos dos juros do crédito rural para quem adota boas práticas de produção.

Lupion lembrou de uma decisão recente sobre compensação ambiental no Código Florestal em que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que os governadores devem promover a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para viabilizar a regularização ambiental.

VEJA : America latina e espelho das falhas de lideres-de-esquerda e direita deve continuar crescendo mostra pesquisa

Agora, a FPA quer organizar uma iniciativa com os governadores para agilizar a validação dos cadastros, o que resultará em benefícios aos produtores rurais. 

Esta semana, os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) estarão a sede da FPA, em Brasília.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada