Sem precisar viajar até a China e aproveitando o tempo de forma produtiva para os americanos. Os Estados Unidos chegaram a um entendimento com a China sobre como agilizar os embarques de terras raras chinesas, disse uma autoridade da Casa Branca nesta quinta-feira, em meio a esforços para encerrar uma guerra comercial entre as maiores economias do mundo.
MAIS: Após fortes críticas nas redes sociais e comparações de comportamento seletivo Lula,…
Durante as negociações comerciais em maio, em Genebra, a China se comprometeu a remover as contramedidas não tarifárias impostas aos Estados Unidos desde 2 de abril, embora não estivesse claro como algumas dessas medidas seriam revogadas.
VEJA: Viagens internacionais de Lula já somam 106 dias fora do Brasil
Como parte de sua retaliação contra as tarifas dos EUA anunciadas pelo presidente Donald Trump, a China suspendeu as exportações de uma ampla gama de minerais e ímãs essenciais, interrompendo as cadeias de suprimentos fundamentais para montadoras, fabricantes aeroespaciais, empresas de semicondutores e contratantes militares ao redor do mundo.
SAIBA: Mesmo com maioria dos eleitores sendo contrários. Congresso aprova aumento do…
“O governo e a China concordaram com um entendimento adicional para uma estrutura para implementar o acordo de Genebra”, disse um funcionário da Casa Branca nesta quinta-feira.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…
Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.
O entendimento é “sobre como podemos implementar a agilização de remessas de terras raras para os EUA novamente”, disse a autoridade.
O secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, foi citado pela Bloomberg dizendo: “Eles vão nos entregar terras raras” e, quando fizerem isso, “retiraremos nossas contramedidas”.
A embaixada da China em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Trump afirmou anteriormente que os Estados Unidos assinaram um acordo comercial com a China na quarta-feira, sem fornecer detalhes adicionais. Um funcionário do governo afirmou que o acordo EUA-China sobre terras raras foi firmado no início desta semana.
LEIA: Governo Lula tem recorde e embolsa R$ 2 bilhões a mais em leilão de Petróleo…
Controle dos compradores
A China tem suas restrições de uso duplo para terras raras e vem examinando compradores para garantir que os materiais não sejam desviados para utilização militar dos EUA, de acordo com uma fonte do setor. Isso tem atrasado o processo de licenciamento.
O acordo de Genebra fracassou devido às restrições impostas pela China às exportações de minerais essenciais, levando o governo Trump a responder com seus próprios controles de exportação, impedindo remessas de software de design de semicondutores, aeronaves e outros produtos para a China.
AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar, brasileiros estão viciados no…
No início de junho, Trump disse que havia um acordo com a China no qual Pequim forneceria ímãs e minerais de terras raras, enquanto os EUA permitiriam estudantes chineses em suas faculdades e universidades.