As fraudes envolvendo empréstimos consignados no INSS podem ter causado um prejuízo que chega a R$ 90 bilhões, segundo reportagens da GloboNews e auditorias recentes. Em 2023, cerca de 35 mil beneficiários reclamaram de descontos indevidos ou empréstimos não autorizados em seus benefícios, o que motivou investigações da Polícia Federal e outros órgãos de controle.
LEIA: Viagem de Janja á Rússia com dinheiro público inclui Bolshoi
O esquema envolve a liberação de créditos consignados sem o consentimento dos aposentados e pensionistas, muitas vezes com participação de servidores públicos, sindicatos e associações que cadastravam os beneficiários de forma irregular. Os descontos, embora pequenos individualmente, somam valores bilionários devido ao grande número de vítimas e à duração das fraudes.
MAIS: Governo Lula muda regras para compra de imóvel no Minha Casa,…
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
A apuração está em andamento e busca identificar os responsáveis e recuperar os valores desviados. O montante estimado de R$ 90 bilhões reflete a gravidade e a escala do problema, que afeta diretamente a segurança financeira de milhões de aposentados e pensionistas no Brasil.
Fraude do INSS: crédito consignado sem autorização é foco das investigações
As apurações mostram que empresas, ongs e sindicatos forjaram assinaturas para aplicar descontos e refinanciamentos não solicitados. Aposentados descobriram empréstimos indevidos em seus nomes.
SAIBA: Rombo das estatais em 2025 já é o segundo maior da história, perdendo apenas para 2024
MAIS: Irmão de Lula é vice-presidente de sindicado que recebia desvios do rombo nos aposentados
Enquanto isso, os beneficiários podem verificar se sofreram descontos acessando o app Meu INSS, consultando o extrato de benefício e identificando cobranças sob rubricas como “consignação” ou “contrb.assoc.aposent”.
Veja mais detalhes sobre o crédito consignado que é o novo foco das investigações de fraude do INSS:
Com a fraude do INSS ganhando novas dimensões, cresce a pressão por maior transparência no sistema de crédito consignado, que movimenta bilhões e afeta milhões de aposentados e pensionistas no país.
AINDA: “O fracasso fiscal de Lula sem cortar despesas e aumentando impostos”, afirma editorial do Estadão