Patrocinado

Marcelo Farinha assumirá a presidência da Petros no lugar do economista Henrique Jager, que deixou o cargo para se tornar CEO da Petrocoque. Até a posse de Farinha, o presidente interino é Marco Aurélio Viana, que continuará à frente da fundação temporariamente e depois retornará ao cargo de diretor de Seguridade.

MAIS: Governo Lula paga antecipado R$ 15,8 milhões para ONG ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos retirar lixo de terra yanomami. ONG ainda não iniciou o serviço recebido

O Conselho Deliberativo da Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras e principal instância de governança da entidade, aprovou em 4 de julho de 2025 o nome do engenheiro Marcelo Farinha para assumir a presidência da fundação. A posse do executivo ainda está condicionada à habilitação pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), conforme determina a legislação do setor.

AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

LEIA: Ex-presidente mais premiado do BC afirma que IOF não é imposto para punir ricos, encarece o processo produtivo e afeta todo o país

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

LEIA: Ex-presidente mais premiado do BC afirma que IOF não é imposto para punir ricos, encarece o processo produtivo e afeta todo o país

Processo de escolha

O processo de escolha foi conduzido por uma Comissão Temporária, formada de modo paritário por representantes da patrocinadora Petrobras (PETR3;PETR4) e por membros eleitos pelos participantes do fundo. Uma consultoria especializada em recrutamento de executivos assessorou o processo, em linha com as normas de governança da Petros.

A seleção buscou garantir transparência e aderência às melhores práticas de governança, reforçando o compromisso da Petros com a gestão responsável dos recursos dos participantes.

LEIA: Inflação é maior ainda para os mais pobres, e Lula descumpre

Perfil de Marcelo Farinha

  • Formação acadêmica: Engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em Finanças pela FIA/USP.
  • Certificações: Possui certificações em governança pelo IBGC (Conselheiro de Administração) e pelo ICSS, além de certificação em mercado de capitais pela Anbima.
  • Experiência profissional:
    • Mais de 35 anos de carreira no conglomerado Banco do Brasil, atuando principalmente na área financeira.
    • Diretor de Investimentos e Benefícios do Economus Instituto de Seguridade Social.
    • Diretor de Administração e Finanças da Pouprev Fundação de Seguridade Social.
    • Presidente, diretor administrativo, financeiro, de riscos e controles e diretor comercial na Brasilcap Capitalização.
    • Presidente da Federação Nacional das Empresas de Capitalização (Fenacap) e vice-presidente da CNSEG (Confederação Nacional das Seguradoras).
  • SAIBA: ONG ligada ao sindicado de Lula recebe mais de R$ 19 milhões de dinheiro de impostos

Situação atual e próximos passos

  • Gestão interina: Até a posse de Marcelo Farinha, a presidência da Petros segue sob comando interino de Marco Aurélio Viana, que depois retornará ao cargo de diretor de Seguridade.
  • Habilitação pela Previc: A posse definitiva depende da habilitação do executivo pela Previc, órgão regulador das entidades fechadas de previdência complementar. O procedimento inclui a análise de documentação e da declaração de propósito do indicado, conforme as normas vigentes.

VEJA: Constitucionalistas alertam para “aberração jurídica de Moraes”, ao marcar conciliação sobre…

Importância do Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é responsável por definir as principais políticas da Petros, incluindo administração, investimentos e planejamento estratégico, sendo composto por representantes indicados pela patrocinadora e eleitos pelos participantes.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada