Durante o funeral do influenciador conservador Charlie Kirk, realizado em 21 de setembro de 2025 no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump declarou que o Departamento de Justiça (DOJ) de sua gestão está investigando quem financia ativistas pagos que hostilizaram Kirk antes de seu assassinato.
LEIA: Lula exagera nos gastos e país paga conta pesada em juros, afirma Folha de S.Paulo
Trump destacou que, à medida que Kirk alcançava mais sucesso com sua mensagem conservadora e busca por diálogo aberto, sua missão se tornava mais perigosa. Em diversos campi universitários pelo país, Kirk enfrentou ameaças, inclusive ameaças de bomba, e ações de grupos organizados para silenciá-lo. O ex-presidente revelou que muitos desses grupos recebem financiamento para atuar como agitadores pagos, apontando para a existência de uma estrutura organizada por trás das manifestações contra o conservador.
MAIS: EUA desaconselham investimento no Brasil citando “juízes fora de controle” em fórum do Lide
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News
Trump classificou o assassinato de Kirk como um ato hediondo cometido por um “monstro radicalizado e de sangue frio” e enalteceu a coragem e a defesa da liberdade e da justiça do conservador. O suspeito do crime, Tyler Robinson, foi preso e acusado de homicídio qualificado, obstrução da Justiça e outros crimes violentos.
VEJA: Lula exagera nos gastos e país paga conta pesada em juros, afirma Folha de S.Paulo
Além do discurso de Trump, a viúva de Kirk, Erika Kirk, e outras lideranças conservadoras, como o vice-presidente americano J.D. Vance e o senador Marco Rubio, também prestaram homenagens destacando o impacto de Kirk e o compromisso com a liberdade de expressão. Cerca de 100 mil pessoas participaram do funeral, que simbolizou a união do movimento conservador americano.
Trump e Elon Musk participaram do funeral lado a lado e conversaram como amigos sem rusgas.