Patrocinado

Congressistas do Partido Republicano dos Estados Unidos pediram nesta quarta- feira 18, ao governo norte-americano que revogue o visto dos 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O pedido cita Alexandre de Moraes. Ele é chamado de “ditador totalitário”. A carta é endereçada ao Secretário de Estado, Antony Blinken.

SAIBA: Liminar evita execução de dívidas da AgroGalaxy uma das principais redes de insumo do Brasil 

É assinada por: deputada Maria Salazar (Flórida); deputado Rich McCormick (Georgia); deputado Carlos Giménez (Flórida); deputado Chris Smith (Nova Jersey); senador Rick Scott (Flórida).

LEIA: Mais de 1,5 milhões de brasileiros já assinaram petição para impeachment de Moraes

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: STF retira sigilo de contas bancárias dos brasileiros e “viola garantia constitucional de sigilo bancário”

O trecho do pedido em inglês os congressistas pedem que os vistos de entrada nos EUA de Moraes e dos demais integrantes do STF, citados como “cúmplices de práticas antidemocráticas”, sejam revogados.

Os republicanos alegam que o Judiciário brasileiro estaria “suprimindo” a liberdade de expressão e que o bloqueio do X –“uma plataforma emblemática da liberdade de expressão, atingida injustamente”– por Moraes seria um exemplo disso. A carta ainda diz que o Supremo estaria mirando pessoas e grupos conservadores. “Essas ações ecoam medidas de regimes autoritários que manipulam sistemas legais para silenciar opositores, inibindo o diálogo e a participação democrática sob ameaça de medidas legais.

MAIS: Acusados por Moraes de suposta ofensa em Roma recusam proposta para confessar crime não cometido

A habilidade da Corte de banir uma plataforma global como o X não só afeta o cenário político do Brasil, como também cria precedentes perigosos para outros países da região”, diz um trecho do pedido. Signatária do pedido, a deputada Maria Salazar havia apresentado na 3ª feira 17, uma proposta de lei para barrar a emissão de vistos para autoridades que tenham “censurado” norte-americanos. Ela chamou Moraes de “vanguardista” no “ataque internacional na liberdade de expressão”.

AINDA: Anatel não consegue manter banimento do X e Moraes impõe nova multa a plataforma e a Starlink

Em maio, durante uma sessão da subcomissão de Assuntos Exteriores presidida por Chris Smith, Salazar mostrou uma foto de Alexandre de Moraes e o chamou de “tolo”. Smith também foi crítico à atuação de Moraes, dizendo que as ações do judiciário mostram tendências contrárias à liberdade de expressão.

LEIA: Deputados americanos criam projeto de lei para negar visto a quem ataca liberdade de expressão e citam Moraes

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada