Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (6), em Brasília, o ex-secretário do Departamento de Estado dos EUA, Mike Benz, fez afirmações e apresentou inúmeros documentos sobre a atuação da inteligência americana nas eleições brasileiras de 2022.
Na sessão nenhum parlamentar do PT este presente para rebater os documentos apresentados.
Segundo Benz, a CIA teria interferido no pleito com o objetivo de impedir a reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Convidado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Benz apresentou uma série documentos com gráficos e trechos de reportagens internacionais. Ele afirmou que a interferência teria ocorrido por meio da USaid, a agência americana de ajuda internacional, que foi desativada pelo presidente Donald Trump no início de seu segundo mandato em 2025.
SAIBA: Ministro em exercício na Suprema Corte no Brasil se iguala a lideranças do PCC entre outros bandidos mundiais, saiba quais
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
O ex-secretário também reforçou vínculos entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e representantes do NED (Fundo Nacional para a Democracia), entidade que, segundo ele, estaria sob controle do Partido Democrata dos EUA, liderado pelo presidente Joe Biden. O que de fato é uma afronta à soberania do Brasil.
VEJA: Tarifa dos EUA tem efeito incerto e impactos setoriais relevantes, segundo Ata do Copom
Barroso já afirmou publicamente em 2024 no evento da Lide: “Mas recentemente tivemos um decisivo apoio dos EUA à institucionalidade e a democracia brasileira em momentos de sobressalto, eu mesmo como presidente do Tribunal Superior Eleitoral estive com o encarregado de negócios americanos, estive muitas vezes, mas em três vezes eu pedi declarações dos EUA de apoio à democracia brasileira, uma dela no próprio departamento de Estado e acho que isso teve algum papel porque os militares brasileiros não gostam de se indispor com os EUA por que é aqui que obtém os seus cursos e seus equipamentos”.
MAIS: Milei afirma que USAID bancou fraude eleitoral no Brasil
De acordo com Benz, entre 2019 e 2023, a USaid teria utilizado recursos financeiros para apoiar ONGs, veículos de comunicação e movimentos sociais alinhados à esquerda, com o objetivo de censurar vozes conservadoras e limitar a comunicação de opositores. Parlamentares da oposição acompanharam a audiência e manifestaram apoio às declarações do americano.
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) August 6, 2025
Neste momento, @MikeBenzCyber acusa CIA de interferência no Brasil durante gov Biden com anuência e apoio de @LRobertoBarroso, do @STF_oficial e do @TSEjusbr .
E nossa soberania? Lesa-pátria? Seu depoimento ocorre agora, na CREDN da Câmara.
Ao vivo: https://t.co/7f33vsuHlI https://t.co/yapXgwsiWx
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) August 6, 2025
As organizações Globo, incluso canal Globo, Globo News, G1, jornal O Globo e outros, foram denunciados agora aqui na CREDN pelo Mike Benz, como participes de um grupo de desinformação que utilizava 7 agências de checagem de fatos financiadas e treinadas pelo Governo Americano,…
— MarioFrias (@mfriasoficial) August 6, 2025