Governo Lula impõe sigilo às imagens de manifestações de 08 de janeiro no Planalto. As imagens que são de interesse público e jurídico total, visto que são possível prova para manter pessoas presas e também confiscos de contas bancárias. O governo inicialmente ofereceu exclusividade do conteúdo editado à TV Globo. A íntegra não foi disponibilizada.
LEIA MAIS: Senador afirma que Moraes mentiu e pede o afastamento do Ministro. “PF já tem as provas”
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu impor sigilo sobre a íntegra das imagens das manifestações registradas pelo sistema de câmeras do Palácio do Planalto. A Presidência alegou riscos para a segurança das instalações do prédio para negar o conteúdo na íntegra, sem cortes.
O conteúdo foi solicitado pelo jornal Folha de S.Paulo via Lei de Acesso à Informação. Ao negar acesso às imagens, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Gonçalves Dias, afirmou não ser “razoável” divulgar informações que exponham métodos, equipamentos, procedimentos operacionais e recursos humanos da segurança presidencial.
SAIBA MAIS: Vereadora é cassada por incitar notícia falsa de “manifestantes neonazistas” em Santa Catarina
“Dessa forma, o presente pedido de informação não pode ser atendido, haja vista que as imagens do sistema de videomonitoramento do Palácio do Planalto são de acesso restrito, considerando que sua divulgação indiscriminada traz prejuízos e vulnerabilidades para a atividade de segurança das instalações presidenciais”, justificou o GSI.
O gabinete ainda acrescentou que as imagens solicitadas já estão sendo utilizadas no âmbito de processo investigatório para a elucidação dos eventos do dia 8 de janeiro. Cópias dos vídeos foram encaminhadas para o Exército e para a Polícia Federal, que apuram o episódio.
VEJA ESTA: “Se Uber sair Correios entra”, afirma Ministro sobre a estatal de postagem
Inicialmente, os trechos das imagens das manifestações editados foram divulgados em 15 de janeiro apenas pelo programa Fantástico, da TV Globo. Na sequência, todos os veículos de imprensa que requisitaram oficialmente os vídeos e tiveram acesso ao mesmo conteúdo.
É importante lembrar que após o incidente os prédios dos três poderes foram totalmente reformados, o que inclui a parte de segurança dos prédios. Desta forma, o que havia em termos de segurança e pode ser mostrado nas imagens não necessariamente existe mais.
Alguns parlamentares querem a CPI sobre os atos ocorridos no dia, porém o governo e seus aliados são contrários a esta CPI. As imagens talvez possam mostrar que muitas das pessoas presas até o momento, por suposto envolvimento com os atos, nada fizeram.
MAIS INFORMAÇÃO: Flávio Dino pode ser responsabilizado por crime imprescritível de tortura contra manifestantes presos