Patrocinado

O governo Lula tenta evitar novo revés internacional em processos envolvendo investigados pelos atos do 08 de janeiro relacionados aos inquéritos conduzidos pelo STF que duram muitos anos.

A decisão final caberá a um colegiado de três juízes espanhóis, que ainda deve analisar o pedido brasileiro. Com o posicionamento do Ministério Público, a expectativa é de que a extradição seja negada.

A solicitação foi feita por meio de ofício enviado pela Embaixada do Brasil ao Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, após parecer negativo do Ministério Público espanhol sobre o caso.

LEIA: Urgência para votação do projeto de anistia aos presos do 08 de janeiro já possui assinaturas suficiente para que Hugo Motta libere para votação

O governo Lula pediu que o processo de extradição do jornalista Oswaldo Eustáquio, que vive na Espanha desde 2023, seja mantido sob sigilo pelas autoridades do país europeu. A solicitação foi feita por meio de ofício enviado pela Embaixada do Brasil ao Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, após parecer negativo do Ministério Público espanhol sobre o caso.

Eustáquio é investigado no Brasil por suposta tentativa de golpe de Estado e é alvo de mandado de prisão preventiva expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A extradição dele foi solicitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, atualmente comandado por Ricardo Lewandowski, e negada na Espanha.

O jornalista vem há anos fazendo diversas denúncias sobre atos inconstitucionais praticados por membros da Suprema Corte brasileira e governo Lula.

AINDA: Desembargador e advogado de defesa é detido e proibido de entrar…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

MAIS: Negociação entre Banco Master e Banco Estatal BRB vira alvo de investigação do MPF do Distrito Federal

No ofício, classificado como “reservado” e “urgente”, a representação diplomática brasileira pediu que a tramitação da informação ocorra de forma sigilosa, destacando a “importância e sensibilidade do caso” para o governo brasileiro. A embaixada também solicitou autorização para que a Advocacia-Geral da União (AGU), sob liderança de Jorge Messias, participe da audiência sobre o caso na Audiência Nacional da Espanha, oferecendo reciprocidade em processos semelhantes.

AINDA: Justiça espanhola nega pedido de extradição de jornalista brasileiro pelo STF,…

A manifestação do Ministério Público espanhol foi contrária à extradição. Segundo o órgão, os atos atribuídos a Eustáquio, que no Brasil configuram tentativa de abolição do Estado democrático de direito, não são considerados crime na legislação espanhola, sendo interpretados como exercício da liberdade de expressão. O parecer segue o mesmo entendimento adotado pelos Estados Unidos ao negar a extradição do comunicador Allan dos Santos em 2023.

LEIA: Investidores tentam vender R$ 10 bilhões de CDBs do Banco Master

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada