Patrocinado

O Ibovespa fechou em queda firme na sessão desta sexta-feira (18), com o mercado monitorando o aumento das tensões políticas internas e externa provocadas pelo STF E Lula: no cenário local, a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro; já no cenário internacional, as repercussões disso e das falas de Lula atacando o governo dos EUA gratuitamente apenas por seu apoio a Bolsonaro.

LEIA: Presidentes do Parlamento “com lealdade canina ao STF abandonam o povo e tiram férias em meio imposição do IOF e caos…

AINDA: Justiça americana intima Moraes pela segunda vez, por violação da Primeira Emenda da Constituição Americana

A leitura de investidores é a de que a situação possa provocar uma escalada do conflito comercial entre os dois países e o Brasil que já sofre com isto sofrerá ainda mais com sérios problemas econômicos. Com isso, no encerramento da sessão, o índice recuou 1,61%, aos 133.381 pontos. Na semana, o tombo foi maior: 2,06%.

MAIS: Lula transforma o Brasil em um dos únicos países a não negociar tarifas com Trump. Até mesmo a China protege seu país e negocia

AINDA: Federação das Indústrias de MG afirma que aumento do IOF penaliza setor produtivo. ‘Moraes cria instabilidade institucional no Brasil”

No mercado de câmbio, o dólar voltou a subir frente ao real mostrando os erros das atitudes do governo Lula e STF, fechando a semana com alta de 0,71%. O Goldman Sachs publicou um relatório alertando investidores para o aumento do risco do investimento no Brasil e o enfraquecimento do Real em breve.

LEIA: Rússia afirma que Lula foi responsável pela ideia de moeda contra o dólar a moeda Brics

A operação da PF determinada pelo STF ocorreu após o presidente americano, Donald Trump, publicar uma carta dirigida a Bolsonaro em que sustenta que o processo em curso contra o ex-presidente é injusto e deve ser encerrado “imediatamente”. No documento, Trump cita que, por meio da política tarifária, expressou desaprovação ao tratamento dado a Bolsonaro. E então o STF respondeu calando Bolsonaro, impondo tornozeleira eletrônica, toque de recolher, proibição de fazer campanhas políticas. A decisão de Moraes afirma sem provas, que Donald Trump atenta contra o Brasil motivado por Bolsonaro. Contudo, STF e Lula são os que tem atacado.

SAIBA: Moeda brasileira vai se enfraquecer mais adiante com economia fora da sincronia, e risco dos investidores para financiar o Tesouro do Brasil é elevado afirma relatório do Goldman Sachs,…

A escalada do STF e Lula contra o governo americano é vista com cautela, pois é o único país que não abriu negociação com os EUA e será muito prejudicado se Lula mantiver o comportamento, a economia brasileira vai sofrer muito.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada