Patrocinado
Início 08 DE JANEIRO DE 2023 Idoso com câncer preso preventivamente por Moraes, acusado pelo 08 de janeiro...

Idoso com câncer preso preventivamente por Moraes, acusado pelo 08 de janeiro tem prisão revertida para domiciliar

Alexandre de Moraes suspende reintegração
Alexandre de Moraes- Responsável pelas prisões do 08 de janeiro 2023

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, autorizou o professor aposentado Jaime Junkes, de 68 anos, a cumprir prisão domiciliar após apelos da defesa do idoso e parece favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Condenado a 14 anos de prisão pelos atos do 8 de janeiro, o idoso está em tratamento contra um câncer de próstata e havia sido preso preventivamente no dia 21 de maio de 2024 depois da fuga de outros indiciados pelo 8/1. O senhor Jaime não tem histórico de desobediência.

MAIS: Governo Lula cria falsa necessidade de importação de arroz para vender produto com embalagem com propaganda própria

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Big Techs e AGU tem reunião para combater “fake news” sobre tragédia gaúcha

Antes da prisão preventiva, Jaime cumpria medidas cautelares e passou por uma cirurgia por causa do câncer.

Jaime foi preso em um momento de muita fragilidade, pois está necessitando de cuidados especiais, como o uso de fraldas e o auxílio de sonda urinária.

Na decisão, publicada na sexta-feira (31), o ministro Alexandre de Moraes autorizou “a saída do domicílio apenas para fins de tratamento médico, mediante comprovação nos autos”.

O ministro também impôs medidas cautelares e o idoso terá de usar tornozeleira eletrônica e está proibido de utilizar redes sociais e de se comunicar com os demais envolvidos, por qualquer meio. 

MAIS: Apenas 14% aprovam atuação da Suprema Corte do Brasil sob governo Lula, menor percentual da história, aponta pesquisa

“Em virtude do tratamento em andamento, autorizo a saída do domicílio apenas para fins de tratamento médico, inclusive nos termos anteriormente autorizados, mediante comprovação nos autos. O descumprimento de qualquer uma das medidas alternativas implicará na revogação e decretação da prisão”, diz um trecho da decisão de Moraes.

Jaime estava em liberdade provisória desde novembro de 2023, quando teve o pedido atendido por Moraes após a morte de outro preso do 8/1, o pequeno empresário Cleriston Pereira, que sofreu um mal súbito durante o banho de sol na Papuda depois de ter diversos apelos da defesa e laudos médicos ignorados pelo ministro.

SAIBA: Navio da chinesa BYD chega ao Brasil com mais de 5 mil carros chineses para concorrer no mercado brasileiro

O advogado Antonio José Mattos, um dos responsáveis pela defesa do senhor Jaime, explicou que, inicialmente, a defesa  entrou com um pedido de liberdade provisória e obteve parecer favorável da PGR, porém, com substituição do pedido de liberdade por prisão domiciliar. A informação foi divulgada pela Gazeta do Povo.

MAIS: PSOL vai ao STF para interromper projeto de Escolas Militares do governador Tarcísio

“Lutamos para removê-lo do presídio onde fora encaminhado que não reunia a mínima condição de abrigar um detento na situação de saúde dele. Foram manejados pedidos ao Juízo da Vara de Execução Penal aqui de Londrina (PR) visando a remoção dele para Arapongas (PR), local de sua residência, e na sede do juízo deprecado pelo ministro Alexandre de Moraes para acompanhar e fiscalizar a situação prisional dele. Assim, conseguimos a remoção. Ele continuou preso, porém, mais perto da família”, disse o advogado.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Sair da versão mobile