Patrocinado

A produção industrial brasileira voltou a cair em fevereiro, após a queda de 1,6% observada em janeiro. A variação desta vez foi de -0,3%, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MAIS: Lula ostenta camisa polo de R$2,600, marca usada por bilionários

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

Na comparação fevereiro de 2023, a indústria cresceu 5,0%, marcando o sétimo resultado positivo consecutivo nesse índice. O acumulado de janeiro-fevereiro de 2024 frente ao mesmo período de 2023 foi de 4,3%. Em 12 meses, ficou em +1,0%.

A queda no mês decepcionou a taxa esperada pelo consenso LSEG de analistas, que previa avanço de 0,3% em fevereiro ante janeiro. A projeção para a variação anual era de alta de 5,6%.

AINDA: Ministro comemora nível de desemprego, apesar de 2ª alta consecutiva. Brasileiros em busca de emprego são 8,5 milhões

No contraponto o governo Lula tem discursado afirmando que esta investindo no setor industrial brasileiro. Porém, é sabido que o Estado brasileiro não tem como desenvolver o setor.

Apenas o incentivo ao setor privado e a redução dos impostos e insegurança jurídica serão capazes de promover este feito, afirmam especialistas.