Patrocinado

Inflação na Argentina já supera 108%, O índice de preços ao consumidor da Argentina registrou alta de 8,4% em abril, na comparação com março, com alta anual de 108,8%, informou nesta sexta-feira, 12, o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec).

Os dois resultados representam aceleração na alta dos preços, após alta mensal de 7,7%.

Até agora, a inflação ao consumidor no país ficou em 32,0% até abril.

VEJA: Alta da inflação fica acima do esperado em abril

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. 

O índice de inflação superou as expectativas do mercado de 7,5%, de acordo com a pesquisa do Banco Central. A inflação acelerou pelo quinto mês consecutivo, levando a inflação trimestral anualizada para 140,3% no trimestre encerrado em abril (de 120,0% no 1T23). A leitura da inflação em 12 meses ficou em 108,8%.

SAIBA: Construção civil sobe 0,27% em abril e acumula 8,05%

O núcleo da inflação também atingiu 8,4% em abril (ante 7,2% em março), liderado por alimentos e bebidas. O núcleo de inflação anualizado saltou para 145,0% no trimestre encerrado em abril, ante 119,0% no 1T23.

Os preços dos monitorados subiram 4,9% no comparativo mensal e 98,9% no comparativo anual, com destaque para os reajustes nas instituições de ensino. Os preços dos produtos sazonais subiram 12,6% no comparativo mensal e 142,9% no comparativo anual.

LEIA: Lula distribui em um dia o equivalente a quatro meses R$ 700 milhões a partidos

“Recentemente, elevamos nossa projeção de inflação para este ano de 110% para 125%, em meio a políticas fiscais e monetárias frouxas e apesar da grande contração esperada na atividade. Os recentes ajustes nos preços administrados (incluindo tarifas) e o aumento das incertezas em torno do ciclo eleitoral não favorecem uma moderação da inflação nos próximos meses. Portanto, vemos risco de alta em nossa previsão para 2023”, destaca o Itaú.