Investidores negociam fábrica da Troller no Ceará. O Governo do Estado tem conversas com pelo menos três interessados. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet). Os nomes dos possíveis investidores não foram revelados.
Entretanto, na quarta-feira, 20, um grupo formado por integrantes do Ministério da Economia, das secretarias de Desenvolvimento de São Paulo, Bahia e Ceará e da Fiec reuniu-se para tratar de medidas para mitigar a saída da Ford do País e o fechamento das fábricas da montadora.
O objetivo do grupo é levantar informações sobre o número de pessoas impactadas direta e indiretamente pelo encerramento das atividades da empresa norte-americana no País. Encerramento este que a Ford esta realizando em vários países ao redor do mundo.
Veja também: IPO da Cruzeiro do Sul deve levantar mais de R$ 1,8 bi.
Contudo, é importante ressaltar que situação da Bahia e São Paulo são mais complexas. A unidade cearense é mais confortável, uma vez que a fábrica de Horizonte tem funcionamento garantido até 31 de dezembro deste ano. Desta forma, portanto, existe mais tempo hábil para buscar um investidor, quadro bastante diferente dos demais estados.
No entanto, existe também uma preocupação relativa a qualificação profissional. O objetivo, de acordo com a Sedet, é acelerar o processo de qualificação destes profissionais. Visando criar um cenário favorável para que eles se reposicionem no mercado de trabalho. Paralelamente a isto, há negociações com investidores para manter a fábrica da Troller.