As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que iniciaram na madrugada deste sábado (26) (horário local) ataques contra alvos militares do Irã.
Em comunicado, as forças israelenses disseram que a ofensiva está sendo realizada em resposta a meses de contínuos ataques iranianos contra Israel, incluindo algumas ações a partir do território do Irã.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
De acordo com o portal de notícias The Times of Israel, ao menos cinco fortes explosões foram ouvidas na capital iraniana, Teerã.
IMPRENSA IRANIANA RELATA “FORTES EXPLOSÕES” EM TEERÃ
A imprensa do Irã informou neste sábado (26) (horário local) que houve “fortes explosões” na capital, Teerã, depois que as Forças de Defesa de Israel anunciaram ter atacado alvos militares iranianos.
Irã promete retaliação a Israel
As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram o fim de sua resposta contra o Irã, após várias horas de “ataques precisos contra alvos militares” em represália “pelos meses de ataques contínuos do regime do Irã contra o Estado de Israel”.
– Posso confirmar que concluímos a resposta aos ataques do Irã contra Israel – anunciou o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, em um comunicado.
SAIBA: Líder da oposição a Nicolás Maduro é encontrado morto
Ele disse ainda que as forças israelenses realizaram “ataques direcionados e precisos” contra alvos militares no Irã, “frustrando ameaças imediatas ao Estado de Israel”, menos de quatro horas depois de um anúncio de que os ataques haviam começado.
A Organização de Aviação Civil do Irã anunciou o cancelamento de voos em todo o país até segunda ordem em meio ao ataque, segundo a agência de notícias estatal Irna.
A imprensa estatal iraniana informou que a primeira onda do ataque israelense teve como alvo bases militares no oeste e sudoeste de Teerã, mas disse que os mísseis foram repelidos pelos sistemas de defesa. Um segundo ataque foi realizado mais tarde no centro e no leste da capital iraniana, mas o alvo não é conhecido.
A imprensa local informou que o governo iraniano irá responder de forma “proporcional.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, realizou uma reunião de segurança no centro de operações da Força Aérea em Kirya com o ministro da Defesa, o chefe de gabinete das FDI, o chefe do serviço de inteligência Mossad e o chefe da agência de segurança interna (Shin Bet).
O Irã atacou Israel com cerca de 180 mísseis em 1º de outubro, em resposta ao assassinato do líder do grupo xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, em Beirute, e do líder do grupo islâmico palestino Hamas, Ismael Haniyeh, em Teerã, em julho – as duas facções são apoiadas por Teerã.