Patrocinado

O Itaú Unibanco anunciou a compra das participações financeiras de três grandes varejistas brasileiras — GPA, Casas Bahia e Assaí — consolidando ainda mais sua presença no setor e reforçando sua estratégia de expansão em serviços financeiros ligados ao consumo. O movimento marca um avanço relevante do banco sobre o mercado de crédito e meios de pagamento.

SAIBA: Financial Times ignora população brasileira e aponta Moraes como “herói” na lista dos mais influentes em 2025. Entenda o porquê

  • O Itaú Unibanco adquiriu as participações financeiras de três gigantes do varejo: Grupo Pão de Açúcar (GPA), Casas Bahia e Assaí Atacadista.
  • A operação envolve a compra de fatias em joint ventures e financeiras próprias dessas empresas, que atuam em crédito ao consumidor, cartões e serviços de pagamento.
  • Com o negócio, o Itaú amplia sua presença em segmentos estratégicos, reforçando a integração entre o setor bancário e o varejo.

VEJA: Brasil não está mais entre as maiores economias do mundo em 2025

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News. Nosso canal no Whatsapp

MAIS: O fim do MEI. Governo Lula cria o maior cerco ao MEI desde sua criação com a Resolução CGSN nº 183/2025 da Receita Federal

Detalhes da operação

  • GPA: O banco passa a controlar a participação em operações financeiras ligadas ao grupo, que incluem cartões e serviços de crédito voltados para clientes das redes Pão de Açúcar e Extra.
  • Casas Bahia: O Itaú assume fatia relevante na financeira da varejista, tradicionalmente voltada para crediário e financiamento de compras parceladas.
  • Assaí: A aquisição inclui participação em serviços financeiros voltados para atacarejo, segmento em forte expansão no Brasil.

LEIA: Flávio Bolsonaro em primeira pesquisa como pré-candidato 2026 empata com Lula mesmo com milhões em propaganda e programas eleitoreiros

Impactos econômicos

  • Expansão de mercado: O Itaú fortalece sua posição como líder em crédito ao consumo e meios de pagamento, ampliando a base de clientes no varejo.
  • Concorrência: A operação aumenta a pressão sobre bancos concorrentes e fintechs, que disputam espaço no mercado de crédito popular e cartões.
  • Integração varejo-finanças: A compra reforça a tendência de aproximação entre bancos e grandes redes varejistas, criando ecossistemas integrados de consumo e crédito.
  • Clientes: Consumidores das três redes terão acesso a produtos financeiros com maior capilaridade e integração com o Itaú, potencialmente com mais opções de crédito e serviços digitais.

AINDA: Paramount contra-ataca Netflix e entra na disputa pela Warner Bros Discovery

A aquisição das participações financeiras de GPA, Casas Bahia e Assaí pelo Itaú representa um movimento estratégico de expansão no setor de crédito e meios de pagamento. O banco reforça sua liderança no mercado brasileiro e amplia a integração entre o sistema financeiro e o varejo. O negócio também sinaliza uma concentração maior de poder bancário em torno dos grandes players, ao mesmo tempo em que desafia fintechs e concorrentes a buscar novas estratégias para competir.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada