Já Vendeu Startup é nova aquisição da Via Varejo. A Via (VIIA3) vez um investimento como parte do programa de aceleração de startups, visto que a Já Vendeu, startup de economia circular que faturou R$ 1,1 milhão no 1T22 – mais do que o total do ano anterior – e cresceu cerca de 700% no acumulado de 2021.
Desta forma, segundo o estudo Inside Retailtech Report, realizado pelo Distrito, as startups de varejo receberam mais de US$ 2,5 bilhões em investimentos no ano de 2021 – 263% de alta em relação ao ano de 2020.
O investimento marca uma imersão maior dos gestores de grandes empresas em startups e companhias digitais.
Além da Já Vendeu, outros quatro negócios serão acelerados: Idid Tecnologia, solução de pagamentos para e-commerce; Yapoli, solução para distribuição de ativos digitais; Hubii, marketplace-enabler; Manfing, desenvolvedora de Inteligência Artificial para o varejo; e Me Veste Brasil, focada em moda circular. Juntas, as empresas receberam R$1,5 milhão de investimento. O processo começou em maio de 2021, com mais de 200 inscritas, e passou por quatro etapas de seleção.
Startups brasileiras tem recorde de investimento
A Já Vendeu nasceu na pandemia, em 2020, na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. A companhia operacionaliza a venda de mercadorias usadas, buscando na casa dos clientes. Depois, fotografa, precifica, vende, entrega ao comprador e paga ao vendedor.
E assim, a empresa inaugurou, em 2021, seu primeiro centro de distribuição na cidade de São Paulo. Em 2021, a Já Vendeu recebeu um aporte de R$ 2,5 milhões de investidores.
Contudo, o investimento da Via segue uma tendência do último biênio em que varejistas têm potencializado o seu braço de M&As, a exemplo das compras mais agressivas da concorrente Magalu (MGLU3), como a compra da KaBum.