A primeira-dama Janja Lula da Silva viajou para Nova York nesta quarta-feira 17 . Ela chega à cidade norte-americana 3 dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve desembarcar na tarde de domingo 21. O petista discursará na abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na terça-feira 23.
AINDA: Reprovação do governo Lula é de 51% segundo pesquisa, mesmo com…
Mesmo com as reuniões online que economizam tempo e dinheiro público, além de proteger o meio ambiente com menos emissão de carbono. Janja preferiu viajar para o país que ela e Lula tanto criticam. E a justificativa é a participação em eventos sem relevância para o povo brasileiro, na cidade nos próximos dias ligados a temas sociais.
Depois, deve acompanhar os compromissos de Lula. Além do discurso na ONU.
A primeira-dama se hospedará na residência oficial do embaixador Sérgio Danese, representante permanente do Brasil na ONU. Quando chegar a Nova York, Lula se juntará a Janja no local. Em 2024, o casal também ficou no mesmo lugar. A escolha pelo local, que costuma receber autoridades brasileiras, se deu depois de diversas críticas pelos custos milionários de hospedagem em Nova York em 2023, quando Lula também havia ido para participar do evento das Nações Unidas.
MAIS: EUA desaconselham investimento no Brasil citando “juízes fora de controle” em fórum do Lide
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News
A residência oficial do embaixador Sérgio Danese, que representa o Brasil nas Nações Unidas em Nova York, é um espaço mantido pelo governo brasileiro e utilizado para hospedar autoridades em visitas oficiais, como a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) durante eventos internacionais. A manutenção dessa residência é bancada com recursos públicos de impostos, provenientes do orçamento destinado às missões diplomáticas do Ministério das Relações Exteriores.
SAIBA: Taxa base de juros brasileira é mantida em maior patamar dos…

Esse tipo de residência oficial faz parte da estrutura diplomática brasileira e é comum a diversos países, sendo considerada uma ferramenta estratégica para a representação e apoio às atividades oficiais no exterior. O uso dessas residências inclui hospedagem e recepção de autoridades, delegações e outras atividades relacionadas à missão diplomática.
Portanto, a residência oficial do embaixador Sérgio Danese é mantida com dinheiro público, dentro do orçamento do Itamaraty destinado às embaixadas e representações do Brasil no exterior.
SAIBA: Secretário de Estado americano afirma que condenação de Bolsonaro é “farsa…
Como a eleição é no próximo ano, Lula tenta apagar as notícias de excesso de gastos, mas eles continuam ocorrendo em outras vertentes.
O número de pessoas que acompanham Janja na viagem, e os custos de viagem da comitiva não foram disponibilizados publicamente até o momento.
Em 2024, Janja participou do Pacto Global da ONU, de evento sobre o combate à fome realizado pela Universidade Columbia, de palestra sobre liderança feminina promovido pelos ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e pela EllaImpacta, e de reunião sobre 1ª infância promovida por Alma, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e TheirWorld. Janja não apresentou até o momento nenhum resultado concreto de suas viagens com dinheiro público ao povo brasileiro.
LEIA: Urgência para votação do projeto de anistia para os presos políticos…
Em 2023, Janja discursou em um projeto chamado Pororoca, que promoveu programação cultural em defesa da Amazônia. O evento foi realizado e pago pelo estatal Banco do Brasil no Central Park, uma das regiões mais conhecidas de Nova York.
Lula será o 1º a discursar na Assembleia Geral da ONU devido ao acordo entre os países. As pautas a serem discutidas, no entanto, estão diretamente em oposição aos interesses do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano)