Patrocinado
Início Direitos Justiça americana intima Moraes pela segunda vez, por violação da Primeira Emenda...

Justiça americana intima Moraes pela segunda vez, por violação da Primeira Emenda da Constituição Americana

Moraes denunciado mais de uma vez em PEDIDO DE IMPEACHMENT
Patrocinado

A Justiça do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, voltou a intimar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma ação movida pelas empresas Trump Media e Rumble, ligadas ao ex-presidente Donald Trump. As companhias acusam Moraes de censura por ter determinado a suspensão de contas em redes sociais, argumentando que suas ordens violam a Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que protege a liberdade de expressão, e pedem que essas decisões não tenham validade em território norte-americano.

LEIA: Val Marchiori é condenada a pagar dívida de cartão de crédito…

Patrocinado

Moraes tem um prazo de 21 dias, a partir da notificação oficial, para apresentar uma resposta formal ou uma moção para contestar ou arquivar o processo. Caso não se manifeste, o tribunal pode julgar o caso à revelia, aceitando os pedidos das empresas sem ouvir a defesa do ministro. A nova citação foi expedida após uma tentativa frustrada em março, e um aditamento à ação foi protocolado em junho, no qual as empresas também pedem indenização por supostos prejuízos financeiros e danos à reputação.

AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…

Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.

LEIA: Ex-presidente mais premiado do BC afirma que IOF não é imposto para punir ricos, encarece o processo produtivo e afeta todo o país

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

VEJA: Lula infla números e inventa entregas que não fez, mas as

O processo questiona decisões de Moraes que determinaram a remoção de perfis de influenciadores brasileiros de direita, como o jornalista Allan dos Santos residente nos EUA, e o bloqueio de repasses financeiros a ele, além da exigência de indicação de representante legal da empresa no Brasil, o que resultou na suspensão da plataforma Rumble no país. A Justiça norte-americana já havia decidido que as ordens de Moraes não são aplicáveis nos EUA, destacando a necessidade de notificações formais conforme tratados internacionais, como a Convenção de Haia, para que possam ter validade fora do Brasil. Visto que Moraes burlou os tratados.

MAIS: Constitucionalistas alertam para “aberração jurídica de Moraes”, ao marcar conciliação sobre…

O caso reflete um conflito jurídico internacional envolvendo liberdade de expressão, soberania nacional. Até o momento, o ministro Moraes não se manifestou publicamente sobre a intimação.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado