Patrocinado
Início Direitos Justiça brasileira tenta proteger Moraes de intimação em processo americano por tentar...

Justiça brasileira tenta proteger Moraes de intimação em processo americano por tentar burlar as leis americanas

Patrocinado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que rejeite o pedido de notificação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), referente a um processo movido pela plataforma Rumble e pela Trump Media nos Estados Unidos. A ação, que tramita na Justiça da Flórida desde fevereiro de 2025, acusa Moraes de censura por ter determinado a remoção de conteúdos publicados na plataforma americana que nunca atuou no Brasil. Os autores buscam que as decisões do ministro sejam consideradas ilegais no território norte-americano, pois Moraes não tem autonomia fora do Brasil.

MAIS: Braço direito de Maduro revela aos EUA que a ditadura financiou eleições de Lula. Javier Milei comenta, ” as máscaras vão cair”

Patrocinado

Moraes tem se esquivado de receber a intimação, os advogado do Rumble já fizeram esta denúncia que ele foge das notificações Por esta razão a plataforma Rumble através de seus advogados e respeitando os trâmites legais encaminhou a intimação para o STJ, para que o Tribunal sirva de uma espécie de carteiro e entregue a mesma a Moraes. Este é o procedimento legal nestes caso, explicou o Constitucionalista André Marsíglia.

MAIS: Advogado do Rumble desmente afirmação de Alexandre de Moraes na USP

Portanto, não cabe ao STF decidir nada sobre a referida notificação. Seu dever é apenas de entregá-la a Moraes.

O pedido da PGR indicado por Lula, conduzido pelo subprocurador-geral Arthur Gueiros e mantido sob sigilo, argumenta que as decisões de Moraes configuram atos jurisdicionais no exercício da função de juiz, e que permitir a notificação no Brasil violaria a independência do Judiciário brasileiro, conforme estabelece a Constituição. Além disso, a homologação de decisões estrangeiras é competência do STJ, que deve avaliar o prosseguimento do caso no país.

AINDA: Trump Media e Rumble processam Alexandre de Moraes nos EUA por “censura extraterritorial”

Moraes devido a violações dos direitos humanos teve o cancelamento do seu visto americano e a aplicação de sanções com base na Lei Magnitsky, que proibi relacionamento de qualquer natureza com empresas americanas, ou mesmo, empresas brasileiras que se relacionem com empresas americanas, o que atinge além de vários outros setores o financeiro.

VEJA: A negociação entre Brasil e EUA que Lula não conseguiu esconder,…

SAIBA: Órgão de fronteira americano emite nota condenando o uso de documento falso de imigração por Moraes, em processo contra ex-assessor de Bolsonaro

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Fundo usou dinheiro de aposentados para financiar Banco Master de forma irregular, afirma justiça

Até o momento, o STJ não tomou uma decisão definitiva sobre o encaminhamento da notificação a Moraes, aguardando o posicionamento oficial diante da manifestação da PGR. O caso é acompanhado com sigilo e demonstra uma tensão entre o Judiciário brasileiro e ações judiciais conduzidas no exterior.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado