No Brasil, uma exposição sobre a série americana Friends usou a Lei Rouanet para captar R$ 5,8 milhões e bancar a iniciativa. A Friends Experience, realizada no shopping Cidade São Paulo, não tem ingresso gratuito.
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A Lei Rouanet frequentemente é alvo de críticas e debates sobre sua aplicação. No caso da Friends Experience, muitos questionam a falta de gratuidade, que tradicionalmente é associada a projetos financiados pelo mecanismo de incentivo fiscal.
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Com ingressos que não são acessíveis a todas as faixas da população, o evento levanta um debate maior sobre o equilíbrio entre o incentivo público à cultura e o retorno social esperado desses projetos.
A exposição teve início em novembro. O acervo tem peças que fizeram parte de algumas cenas.
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A entrada tem custo de cerca de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia). Os organizadores estimam um público próximo de 110 mil espectadores.
De autoria da Businessland, a Friends Experience tem três grandes patrocinadores, segundo registrado pelo Ministério da Cultura: Nubank (R$ 4,8 milhões), Sem Parar (R$ 483,6 mil) e WebMotors (R$ 225 mil).
A Businessland tem sede na capital paulista e foi fundada em outubro de 2022. Os administradores são Marcio Flores e Andreia Cristina Nakama Flores. O capital social da empresa declarado à Receita Federal é de R$ 81.390. As informações são da Oeste.