Lula foi a COP27 para o estande do grupo do Amazonas, de governadores aliados. Bolsonaro enviou representante. Apenas chefes de estado foram convidados para a mesa oficial da COP27, e Lula não dispõe deste título. Desta forma, o petista participou de um painel paralelo intitulado “Carta da Amazônia — uma agenda comum para a transição climática”, que integra a programação da conferência climática da ONU. A maioria dos presentes eram brasileiros e vídeos sobre “o mundo aplaudiu e cantou o Brasil voltou” circularam nas redes sociais, de forma completamente tendenciosa e distorcida dos verdadeiros fatos.
SAIBA MAIS: Tesouro Direto tem paralisação parcial dos serviços
Helder Barbalho, confirmado na equipe de transição de governo de Lula, teria sido o autor do convite. Helder é governador do Pará e compõe o Consórcio de Governadores dos Estados da Amazônia Legal.
Na segunda-feira (31) de outubro, de acordo com a agência Reuters, a ex-ministra do Meio Ambiente e deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP), aliada do presidente eleito, disse que Lula enviaria representantes para a COP 27.
VEJA TAMBÉM: Bolsonaro está em casa, “não está internado é Fake”, diz Braga Neto
Antes da eleição, a ex-ministra já havia afirmado que a equipe de Lula pretendia levar para a COP 27 uma proposta de revisar as metas nacionais de emissão de gases do efeito estufa, inclusive com a “intenção de tornar mais ambiciosa a própria meta brasileira”.
Gleisi Hoffmann comunicou ao Portal R7 que o convite foi feito pelo governador do Amapá, Waldez Góes (PDT) para “acompanhar os governadores” que compõem o consórcio. “Lula ainda está vendo a melhor semana para ir”, disse a petista antes de confirmar a presença de Lula em 01 de novembro.
LEIA AINDA: Vale anuncia assinatura de contrato com General Motors
Lula foi ao estande dos governadores dos Estados da Amazônia Legal, onde discursou por cerca de 10 minutos.
A COP27 foi um evento que ocorreu entre 7 e 18 de novembro em Sharm el-Sheik, no Egito. A COP reúne as principais lideranças mundiais e ambientalistas e, nesta edição, traz o lema “Juntos para a implementação”, sinalizando a intenção de concretizar os tratados firmados anteriormente, como o acordo de Paris. No evento existem estandes secundários e um deles é onde Lula estava.
SAIBA AINDA: Inflação tem melhora qualitativa afirma Campos Neto
Dentre todo o calendário principal e os documentos com os discursos e acertos de conclusão do evento oficial, não há referência alguma a Lula como participante oficial.
Bolsonaro enviou representante a COP27
Jair Bolsonaro foi convidado para o evento, porém já havia comunicado que não compareceria, mas encaminhou representante, a Secretaria de Governo da Presidência da República esteve representada na Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças do Clima – COP27, pela Secretaria Especial da Articulação Social. O evento reuniu delegações de aproximadamente 200 países.
Na quarta-feira (09), o secretário Marcos Araújo participou do painel com o tema “Soluções sustentáveis de água e energia que apoiem os objetivos de mudança climática e biodiversidade por meio de inovação e tecnologias limpas”. Já na quinta-feira (10), o tema “Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Contribuições para os ODS6, 7 e 13”, foi destaque no Pavilhão Espaço Brasil.
Araújo destacou as competências da SeGov e as ações do Governo Federal como a Agenda Brasil +Sustentável e também as ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável associados às metas 6 (água potável e saneamento), 7 (energia limpa e acessível) e 13 (ação contra a mudança global do clima.