Lula ignora a tragédia do Sul e embarca para Índia. Nesta sexta-feira (8), a primeira-dama Janja Lula da Silva, ao pisar em solo indiano, publicou em suas redes sociais um vídeo exibindo enorme euforia por sua chegada ao país asiático. Apenas a hospedagem de Lula custará aos cofres públicos em torno de R$ 2 milhões, sendo que o Brasil tem hospedagem para chefe de estado sem custo na própria embaixada que possui na Índia.
LEIA: Gastos do governo subiram R$ 84,8 bilhões no 1º semestre
Após Lula deixar o Brasil sem visitar as cidades atingidas pelo ciclone, no Rio Grande do Sul, que ocasionou dezenas de vítimas, o post de Janja foi interpretado como descaso com os gaúchos e demonstração de sua insensibilidade ante o sofrimento de seus compatriotas. A tragédia no Rio Grande do Sul é a pior dos último 40 anos e tanto o presidente Lula quanto Janja nada fizeram pela região até o momento.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
LEIA: Lula propõe voto secreto no STF após críticas da esquerda a Zanin
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) criticou a publicação de Janja em suas redes sociais e classificou o ato como “desprezo” aos gaúchos.
– No Rio Grande do Sul, 41 mortos, 85 cidades afetadas, mais de 3 mil desabrigados e quase 8 mil desalojados. Mas a primeira-dama mostra sua “solidariedade” ao povo gaúcho chegando na Índia dizendo “me segura que eu vou sair dançando – observou o parlamentar.
Jordy foi enfático em sua consideração com o casal Lula e Janja. Para ele, Lula é um “delinquente” e a primeira-dama se resume a “uma oportunista que se esbanja”.
SAIBA: Desfile de 7 de Setembro em Brasília sem público frustra venda de ambulantes
– É o mesmo desprezo que ela demonstrou no carnaval caindo na folia enquanto havia tragédia semelhante no Litoral Norte de São Paulo. Não temos presidente, muito menos uma primeira-dama. Temos um delinquente e uma oportunista que se esbanja! – disparou.
Já o presidente do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, usou suas redes sociais para criticar o presidente Lula (PT) após o petista deixar o Brasil sem, sequer, visitar áreas calamitosas no Rio Grande do Sul, em decorrência da passagem de um ciclone, antes de embarcar para a Índia.
Nem mesmo um ciclone, catástrofe que tirou dezenas de vidas e atingiu a população do RS, sensibilizou o presidente do Brasil e fez com que ele ao menos adiasse sua viagem para a Índia. Esse é o Lula 3: mora no mundo, passa pelo Brasil – disse o líder da oposição por intermédio de seu perfil na rede social X, antigo Twitter.
LEIA: Ex-diretor da Odebrecht denuncia pagamentos a ex-presidentes do Peru nas últimas duas décadas
Sob pressão, o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB), para conter as críticas acerca da omissão do governo federal com a situação, decidiu, nesta sexta-feira (8), visitar o Rio Grande do Sul no próximo domingo.
A Região Sul do Brasil é um reduto eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).