O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se conteve em reunião do a imprensa nesta terça-feira (23). O presidente reclamou que “tudo” no Brasil é tratado como gasto, exceto o superávit primário”.
AINDA: Choque de realidade atinge o mercado e projeções para inflação sobem forte
“A única coisa que parece investimento é superávit primário; então eu tenho dito que tem que ser contratado os filólogos do mundo inteiro para definir o que é gasto ou investimento”, afirmou e completou dizendo que duas coisas que fazem o país se desenvolver: educação e crédito. Entretanto, até a Folha de São Paulo comentou que o governo Lula até o momento não retomou nenhuma das 3700 obras da educação que deixou paradas em mandatos anteriores do PT e que se comprometeu em maio do ano passado a concluir.
O Ministério da Educação (MEC), liderado por Camilo Santana, não conseguiu fechar um único termo de compromisso com as prefeituras para permitir a retomada.
MAIS: Haddad mesmo com meta fiscal afrouxada precisa arrumar lugar para arrecadar mais R$ 50 bilhões
Vale lembrar que o governo mudou a meta de resultado primário para os próximos anos. O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, encaminhado ao Congresso, prevê déficit primário zero para o período.
Nas regras do arcabouço fiscal, aprovado em agosto do ao passado, estava determinado um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, com intervalo de tolerância de 0,25 ponto percentual do PIB para cima ou para baixo. Mundança grande realizada em menos de 12 meses.
Além disso, a meta de 2026 foi alterada de superávit de 1% para 0,25% do PIB. Essa mudança vem impactando nas expectativas do mercado em relação ao ritmo de cortes da Selic.
MAIS: Governo Lula consegue recorde de endividamento do Brasil, e coloca Dilma em 2º lugar
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
Com a mudança de meta o governo afirma que ele fará as dívidas que talvez poderão ser pagar em 2028 por outro governo que herdar a bomba. E assim fica claro ao investidor que este governo não se preocupa em pagar dívidas apenas gastar e aumentá-las.
Lula não tratou da inflação crescente que mina o poder de compra da população e eleva os juros.
MAIS: A “farsa do Arcabouço fiscal de Lula” é apresentada em relatório
Ibovespa manda recado a Lula
O Ibovespa (IBOV) opera em queda nesta terça-feira, com o pessimismo dos economistas em relação à política monetária. A bolsa brasileria caia 0,64%, aos 124.826 pontos, por volta das 12h33. O ibovespa fechou o dia em 0,40% de queda.
Segundo o Relatório Focus, as expectativas de alta nos preços para 2024 passaram de 3,71% para 3,73%. Já para 2025, a projeção do índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram elevadas de 3,56% para 3,60%. Os demais anos permanecem as mesmas projeções de 3,50%.
LEIA: PF faz relatório com VPN sobre usuários internacionais da empresa X e Moraes faz exigência em 5 dias
Já a Selic deve encerrar o ano em 9,50%, ante os 9,13% da semana passada. A novidade é que subiu também a projeção para 2025, passando de 8,50% para 9%. Já para 2026 e 2027, a projeção é de que a taxa básica de juros se mantenha em 8,50% ao ano.
Durante as falas de Lula, o Ibovespa chegou a aprofundar a queda, caindo 0,70%.