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Trabalhadores portuários de todo o Brasil entraram em greve por 12 horas nesta terça-feira 22. A ação – coordenada por FNP (Federação Nacional dos Portuários), FNE (Federação Nacional dos Estivadores) e Fenccovib – representa mais de 50.000 funcionários que atuam nos principais portos do país.

Os sindicatos apontam que as alterações na Lei dos Portos (Lei 12.815/2013) extinguem o adicional noturno e o pagamento por adicional de risco, além de permitir a terceirização de atividades como o serviço de guarda portuária.

Um ato está previsto na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde uma comissão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) irá apreciar as emendas e o texto final da proposta e enviá-la à Casa Baixa na quarta- feira.

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O grupo, formado a pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), argumenta que o projeto visa atrair investimentos por meio da modernização do setor e da atualização de normas defasada, com desburocratização, simplificação dos processos e descentralização da administração.

No Paraná, a Justiça exigiu que os trabalhadores atendam no mínimo 60% das ofertas de trabalho requisitadas junto ao Órgão de Gestão de Mão de Obra (OGMO) de Paranaguá em cada uma das empresas representadas pelos sindicatos de operadores, sob pena de multa de R$ 20 mil por dia de descumprimento da decisão.

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SĀO PAULO Três sindicatos do Estado aderiram à cláusula de paz da Justiça do Trabalho da 2ª Região. Sugerida pelo juiz federal Francisco Ferreira Jorge Neto, a proposta prevê a manutenção de 50% dos serviços, com multa de R$ 50.000 em caso de descumprimento.

O dissídio foi estabelecido depois de solicitação do Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo), que pedia a declaração de abusividade da greve e 100% do contingente de portuários, bem como multa diária de R$ 200 mil.

Na segunda-feira 21, a MSC (Mediterranean Shipping Company) adquiriu o grupo Wilson Sons por R$ 4,352 bilhões. A operação envolveu a 2ª maior operadora de contêineres do mundo e o maior operador de terminais do Brasil, respectivamente.

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Na cidade de Santos (SP), o Governo Federal deliberou pelo leilão do terminal de contêineres STS10 em Santos. Com isso, o local será o maior do país para esse tipo de carga.

Em setembro, o CMA CGM comprou a fatia de 48% da Opportunity por R$ 6,33 bilhões. A empresa francesa empresa é a 3ª maior operadora de navios de contêineres do mundo, com 623 embarcações.

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