Patrocinado

O governo da Malásia anunciou nesta semana a suspensão imediata das operações de mineração de terras raras e de duas minas de estanho no estado de Perak, após denúncias de que um trecho do Rio Sungai Perak, o segundo maior da península malaia, havia adquirido uma coloração azul intensa.

MAIS: Secretário do PT tem empresa beneficiada com mais de R$ 11 milhões do “Roubo dos aposentados do INSS”, segundo Coaf

Segundo o ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Johari Abdul Ghani, a decisão foi tomada após relatos públicos e análises preliminares que apontaram descargas provenientes da mineradora MCRE Resources Sdn Bhd, responsável pela extração de terras raras na região.

LEIA: Incêndio na COP30 em Belém gera repercussão internacional e expõe falhas na infraestrutura. “Mergulhada no caos”

Radiação acima do limite permitido

As investigações iniciais revelaram que os despejos coincidiam com a mudança de cor da água e que os níveis de radiação chegaram a 13 becquerels, muito acima do limite de 1 becquerel estabelecido pelo relatório de impacto ambiental. Esse dado reforçou a necessidade de suspender as atividades até que se esclareça o tipo de produtos químicos utilizados no processo de mineração.

AINDA: Presidente da Bolívia denuncia cofres públicos saqueados pelos governos de esquerda e crise histórica

Repercussão internacional e impacto econômico

A Malásia é considerada um país estratégico na produção de terras raras, minerais essenciais para tecnologias limpas, baterias e semicondutores. A suspensão das operações pode gerar impactos no mercado global de commodities, especialmente em um momento de alta demanda por insumos ligados à transição energética.

SAIBA: Banco estatal BRB manipulou dados contábeis após aquisição de carteiras do Banco Master, afirma Banco Central

Além disso, o episódio levanta preocupações sobre segurança ambiental e fiscalização regulatória, já que a contaminação de rios pode afetar comunidades locais e comprometer ecossistemas inteiros.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada