Os analistas do mercado financeiro aumentaram a estimativa da inflação para 5,08%. Na semana anterior o valor era de 5,00%. Esta é a 14ª semana de aumento na projeção. O mercado mede a inflação pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
MAIS: Uma das maiores gestoras do Brasil apostou contra o Brasil em
Os agentes do mercado também aumentaram a projeção do PIB (Produto Interno Bruto) para 2,04%, ante a estimativa de 2,02% da semana anterior. As projeções são do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo BC.
MAIS: Financiamento imobiliário pela Caixa fica mais caro em 2025 sob Lula
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique
SAIBA: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos
O relatório é divulgado toda segunda-feira e resume desde 2000 as projeções estatísticas de economistas e operadores do mercado consultados pelo Banco Central.
Os agentes do mercado mantiveram a estimativa do preço do dólar em R$ 6,00. O mercado não mudou a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, que está em 15,00%.
VEJA: Governo Lula vai financiar Venezuela com compra de energia em meio…
Para a inflação de 2026, os analistas aumentaram a projeção para 4,10%, ante o valor de 4,05% da semana anterior. As estimativas do PIB e câmbio para 2026 são de 1,77% e R$ 6,00, respectivamente. A projeção do mercado para a Selic de 2026 aumentou para 12,25%, ante o valor de 12,00%.