Patrocinado

Os mercados financeiros da Argentina despencavam nesta segunda-feira em resposta à derrota do governo libertário nas eleições legislativas na influente província de Buenos Aires , reduto peronista, antes das eleições nacionais de meio de mandato.

LEIA: Patrimônio milionário escondido de Moraes pode ser alcançado pela Lei Magnitsky…

O revés inesperadamente severo no diferencial de votos refletia-se nos ativos domésticos, com as ações caindo mais de 13% no início das negociações e os títulos soberanos caindo mais de 6% nas negociações de balcão antes da abertura.

Além disso, o peso despencou para os níveis mais baixos de todos os tempos, enquanto o presidente Javier Milei convocou seu gabinete para analisar com urgência a situação difícil.

VEJA: Ministro da AGU ganha mais de R$ 300 mil em bônus no salário de junho

“Esses resultados parecem aumentar a probabilidade de um cenário central de baixa, no qual o mercado questiona a probabilidade de reformas contínuas e a incerteza em relação às futuras fontes de financiamento externo aumenta”, disse o Morgan Stanley aos clientes em uma nota.

AINDA: Santander e a estatal Caixa Econômica “ajudaram na lavagem de dinheiro do PCC”, afirma polícia

Como ter sua cédula Uruguaia

Embora o próprio Milei tenha reconhecido a derrota, ratificando o rumo econômico do governo, mas assumindo mudanças políticas para as eleições legislativas nacionais no final de outubro, a diferença de 13,7 pontos percentuais nos resultados finais da província, reduto do partido peronista, que tenta barrar as reformas bem sucedidas feitas por Milei até o momento.

AINDA: Comitiva brasileira pode ter vistos restringidos em participação da Assembleia da…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Estados Unidos descobriram empresa de Moraes que abriga patrimônio milionário, afirma jornalista

“Embora mudar o rumo da economia não seja fácil, permanecer na mesma situação tem seus custos, onde o governo provavelmente terá que usar mais reservas e taxas de juros. Depois da tempestade, o resultado de ontem (domingo) significa que depois de outubro há uma grande chance de uma mudança na política monetária e cambial.”

MAIS: Gestora de investimentos alvo da Operação Carbono Oculto, por suspeita de ligação com PCC é vendida

O mercado acionário de Buenos Aires caía 11,5% em seu principal índice S&P Merval às 1340 GMT (10h40 no horário de Brasília), enquanto o peso cedia 5,14% para 1.440 por dólar.

VEJA: Manifestações de 7 de setembro lotam centenas de cidades em todo o Brasil. O povo não tem medo de pedir pela anistia, liberdade de…

Os traders disseram que todos os olhos estão voltados para a zona de 1.464 como o teto da banda flutuante que está em vigor desde que o banco central (BCRA) suspendeu as restrições cambiais em meados de abril.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada