Patrocinado

-O dólar à vista tinha leve alta frente ao real nesta segunda-feira, aproximando-se de 5,67 reais, à medida que investidores continuavam sua busca pela divisa norte-americana mesmo após um leilão extra de contratos de swap cambial realizado pelo Banco Central mais cedo. Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,81%, a 134.906,07 pontos, tendo chegado a 136.003,81 pontos na máxima e 134.496,71 pontos na mínima do dia. O volume financeiro somou 14 bilhões de reais, afetado pelo fechamento do mercado norte-americano em razão do feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.

MAIS: Selic não representa juros pago pelo consumidor. Taxa de juro real ao consumidor é quase 40 vezes maior, entenda

O futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,67%, a 5,661 reais na venda.

Na sexta-feira, o dólar à vista fechou em alta de 0,24%, cotado a 5,6363 reais. O momento de maior força de alta da divisa foi quando a primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou a decisão de manter o banimento da plataforma X no Brasil. Os ministros Zanin, Carmem Lucia, Fux e Dino concordaram com Alexandre de Moraes e mantiveram o banimento, os investidores aceleraram a retirada de dólares do Brasil, mesmo com o mercado americano fechado.

LEIA: Lula diz que os ricos são o problema do Brasil. Dá a entender que trabalha para manter um país de pobres

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Projeção de taxa de juros próxima a 12% no fim do segundo ano de Lula 3 já é realidade

Nesta manhã, o BC realizou sua terceira operação extra no mercado de câmbio desde sexta-feira — e a quarta desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva –, vendendo 14.700 contratos de futuro cambial, o que representa 735 milhões de dólares.

Na última sessão da semana passada, a instituição entrou no mercado à vista pela manhã, vendendo 1,5 bilhão de dólares, com o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, alegando que a operação buscava lidar com um “fluxo atípico” de dólares.

Mais tarde na sexta-feira, o BC realizou nova operação extra, vendendo 15.300 contratos de swap cambial tradicional (765 milhões de dólares), de um total de 30.000 contratos (1,5 bilhão de dólares) ofertados.

MAIS: “País afunda num abismo legal e moral. Ação contra Starlink é passível de redução imediata de graus de crédito do Brasil”, afirma gestor de investimentos

Assim, na prática, a oferta de 14.700 contratos desta segunda-feira 2 representa a segunda tentativa do BC de completar a venda dos 30.000 contratos ofertados originalmente.

No entanto, a operação não conseguiu fornecer força ao real, que, depois de avançar ligeiramente frente ao dólar na abertura, passou a exibir tendência de queda após o leilão extra.

No cenário externo, a moeda norte-americana operava sem uma direção única, uma vez que investidores demonstravam maior cautela antes da divulgação de nova bateria de dados econômicos e acompanhavam negociações mais fracas devido a um feriado que fechou os mercados nos Estados Unidos.

LEIA: Banimento do X por Moraes deve levar investidores a deixar o Brasil, afirma megainvestidor de Wall Street

O índice do dólar — que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas — caía 0,09%, a 101,670. O dólar tinha alta de 0,57% em relação ao iene, a 146,99, enquanto o euro era negociado a 1,107 dólar, em alta de 0,21% no dia.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada