A produção de veículos automotores recuou 1,9% em 2023. Foram 2,32 milhões de unidades fabricadas no consolidado do ano ante 2,36 milhões em 2022. Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
VEJA: Poupança tem recorde de retiradas em 2023
A produção de veículos leves cresceu 1,3% no ano passado, mas a fabricação de veículos pesados recuou 37,5%. Segundo a Anfavea, os custos elevados das novas tecnologias de controle de emissões, principalmente em caminhões, foi a principal razão para esse resultado.
MAIS: Crise financeira faz Felipe Neto demitir funcionários, seguidores criticam
A montadoras fecharam o ano em baixa, com uma queda de 15,2% na produção de dezembro. As fábricas colocaram no mercado 172 mil automóveis. Em novembro foram 203 mil. Em relação às vendas, dezembro registrou o melhor resultado mensal em 4 anos, com um total de 249 mil veículos vendidos e uma média diária de 12.400 unidades, lembrando que antes além da Pandemia e lockdown em 2023 Lula liberou incentivo milionário para as montadoras.
LEIA: Perfis da Mindy8 ligada a esquerda brasileira são seguidos por 7 em cada 10 internautas
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
SAIBA: Autônomo do INSS tem novos valores de imposto para 2024
A Anfavea justificou esse resultado pela promoção de veículos eletrificados antes da retomada do imposto de importação. O ano de 2023 consolidou o México como principal parceiro comercial de exportações de veículos brasileiros.
As vendas para o país norte-americano tiveram alta de 51% em 2023 e superou a Argentina pela 1ª vez na história. “De cada 3 veículos exportados pelo Brasil, 1 foi para o México”, disse a Anfavea.
LEIA: Pacheco é pressionado a devolver a MP que taxa a folha de pagamento a Lula