Patrocinado

As autoridades mexicanas começaram a construir abrigos gigantes em Ciudad Juarez para se prepararem para um possível fluxo de mexicanos ilegais deportados em massa pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Os abrigos temporários em Ciudad Juarez terão capacidade para abrigar milhares de pessoas e deverão estar prontos em questão de dias.

AINDA: TCU aprova bloqueio de recursos do governo Lula destinados ao pé-de-meia por pedalada fiscal

Trabalhadores descarregam longas armações de metal de reboques de trator estacionados em um grande terreno vazio a metros do Rio Grande, que separa a cidade mexicana de El Paso, no Texas.

AINDA: Tarcísio afirma que governo Lula está gastando demais e prevê 2025 muito difícil

As deportações iniciais realizadas pelo governo Trump são de imigrantes que cometeram algum crime nos Estados Unidos. O Brasil recebeu na sexta-feira, pouco mais de 150 deportados que chegaram algemados ao Brasil. Trump prometeu que não irá permitir que os EUA abriguem criminosos de outros países.

MAIS: Financiamento imobiliário pela Caixa fica mais caro em 2025 sob Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique

SAIBA: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos

As tendas em Ciudad Juarez fazem parte do plano do governo esquerdista mexicano de preparar abrigos e centros de recepção em nove cidades do norte do México.

As autoridades no local fornecerão aos mexicanos deportados alimentos, atendimento médico e assistência para obter documentos de identidade, de acordo com um documento do governo que descreve a estratégia, chamada “O México abraça você”.

MAIS: Trump libera multinacionais de imposto mínimo de 15% e dá o primeiro golpe na política de taxação de Lula

O governo também está planejando ter uma frota de ônibus pronta para transportar os mexicanos dos centros de recepção de volta para suas cidades de origem, mas não explicou como pretende proporcionar um vida digna aos mesmos, que se mudaram ilegalmente para os Estados Unidos buscando uma vida melhor.

VEJA: Um dos maiores investidores do mundo e demais empresários em Davos apoiam Trump para iniciar desregulamentação…

Muitos são de regiões do centro e do sul do México assoladas pela violência e pela pobreza. Cerca de 800.000 mexicanos sem documentos nos Estados Unidos são de Michoacan, Guerrero e Chiapas, de acordo com o estudo do Colef, onde batalhas ferozes entre grupos do crime organizado forçaram milhares a fugir nos últimos anos, às vezes deixando cidades inteiras abandonadas.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada