Ministério da Agricultura confirma emergência sanitária por gripe aviária. O Ministério da Agricultura publicou na noite desta segunda-feira (22), em edição extra do Diário Oficial da União, que confirma a declaração de estado de emergência zoossanitária em virtude de novos casos de gripe aviária.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.
A medida vale por 180 dias e em todo território nacional, após a pasta detectar infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.
LEIA: Justiça anula posse de indicado de Lula para Apex por não possuir qualificação necessária
AINDA: Ex-sócia de Janja ganhou cargo no gabinete de Lula
Medidas de contenção da gripe aviária
A Portaria também prorroga, por tempo indeterminado, a vigência de uma outra determinação que estabelece medidas preventivas contra o ingresso e a disseminação da gripe aviária.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota mais cedo, na qual afirma que a medida adotada pelo Ministério da Agricultura já era “prevista e amplamente discutida” com o setor produtivo.
Vale destacar que vários países da América Latina já vinham a meses anunciando a doença das aves, sendo que o governo argentino mandou abater milhares de aves mesmo sem comprovação de que estavam contaminas, apenas por saber que a doença estava no país. Inúmeros produtores tiveram prejuízos de sua produção total.