Início Direitos Moraes afasta Ibanes Rocha do governo do DF por 90 dias

Moraes afasta Ibanes Rocha do governo do DF por 90 dias

Patrocinado

Moraes afasta Ibanes Rocha do governo do DF por 90. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afastou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias, em virtude das manifestações em Brasília. Houve uma série de vandalismos a prédios públicos.

LEIA MAIS: Manifestantes ganham na justiça direito de permanecer em acampamento. Moraes contra ataca

Publicidade

A decisão de Moraes ocorreu no âmbito de um pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de inserir Rocha no inquérito dos supostos atos antidemocráticos. Segundo Moraes, os protestos tiveram a anuência de Rocha.

VEJA MAIS: Lula critica povo que não aceita sua eleição e decreta intervenção federal no DF

O governador que foi eleito pelo voto popular sofre um golpe de Moraes e ficará fora da administração pelo período em questão.

“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido”, observou Moraes, na ação.

Durante as manifestações idosos e “tias do Zap” foram presos e segundo advogados presentes na Polícia Militar de Brasília para onde foram levados, ficaram presos mesmo sem alguma prova de crime.

SAIBA MAIS: Sociedade Civil e alunos de Alexandre de Moraes no Senado apresentaram repúdio a sua nomeação

Moraes disse que o afastamento de Ibaneis se justifica diante do cometimento dos seguintes crimes: atos preparatórios de terrorismo, associação criminosa, dano, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.

Com a ordem emitida na madrugada desta segunda-feira, 9, a vice de Ibaneis Rocha, Celina Leão, assume o governo interinamente.

VEJA TAMBÉM: Milicianos da ministra do Turismo fecharam cidade para eleger Lula

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada