Patrocinado

Moraes preocupado com impeachment faz campanha para eleição de Pacheco. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vem entrando em contato com senadores eleitos pedindo voto para Rodrigo Pacheco (PSD), e intensificou suas manifestações privadas nas últimas horas.

MAIS INFORMAÇÃO: Advogados se mobilizam por transparência em eleição do Senado e contra Pacheco

Um senador conversou com a coluna e confirmou que recebeu a ligação de Moraes. “O ministro apenas lembrou que é preciso pacificar os três poderes e neste momento é isso que o Pacheco representa”, conta o político eleito por um partido do Centrão. O senador diz que concordou com o ministro e, como estava indeciso, optou por garantir ao presidente do TSE que dará o voto para Pacheco.

Alexandre de Moraes virou um cabo eleitoral importante no jogo de xadrez da eleição para o Senado, prevista para acontecer na próxima quarta-feira (1º).

VEJA TAMBÉM: Para sua reeleição à presidência da Câmara, Lira libera cerca de R$ 70 milhões dos cofres públicos a deputados

Assim como esta ligação, outras foram feitas pelo ministro, que entrou no circuito ativo para garantir a reeleição de Pacheco. O argumento é sempre que a vitória do bolsonarismo para o comando do Senado seria desastrosa para a democracia. “O presidente está muito sensível para reconstrução do país e considera que não há espaço para novos levantes golpistas”, diz um aliado de Moraes.

LEIA MAIS: BTG acende alerta sobre medidas de Haddad para o desafio Fiscal

Nos bastidores, parlamentares contrários a Pacheco explicam a pressão de um ministro do STF em favor de Pacheco com a alegação de medo. “O Alexandre está com medo da vitória do Marinho porque sabe que se vencer ele irá pautar o pedido de impeachment dele e pode ter votos suficientes”, diz se referindo a Rogério Marinho (PL), adversário de Pacheco na disputa.

VEJA ESTA: PGR nega pedido de Moraes e oposição para impedir posse de deputados do PL

Essa mesma fonte ouvida pela coluna lembrou ainda que Moraes não é o único membro do STF em campanha por Pacheco. Tanto Gilmar Mendes quanto Ricardo Lewandovsky também entraram em contato com políticos mais próximos pedindo voto pelo atual presidente do Senado.

A coluna entrou em contato com a assessoria do STF, mas não obteve resposta ainda. Caso o Supremo se manifeste, o texto será atualizado.

MAIS INFORMAÇÃO: Flórida investiga reações adversas das vacinas Covid 19. Modena e Pfizer no radar

Informações com Ultimo Segundo/iG