Elon Musk anunciou a formação de um novo partido político, após uma enquete online que realizou no X, mostrando que 65% dos participantes apoiavam a ideia de uma nova força política.
MAIS: Presidente da estatal Correios entrega cargo um mês ante
“Por uma proporção de 2 para 1, vocês querem um novo partido político e o terão!”, escreveu Musk em uma publicação no X.
“Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje, o Partido Americano é formado para devolver a vocês sua liberdade.”
VEJA: PT usa R$ 173 mil do dinheiro de impostos para tentar…
O anúncio surge em meio à crescente insatisfação entre os eleitores americanos com o tradicional sistema bipartidário. Uma pesquisa recente da Quantus Insights descobriu que 40% dos americanos considerariam apoiar um novo partido político liderado por Musk.
VEJA: Lula infla números e inventa entregas que não fez, mas as
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
AINDA: Rei do ovo aponta dificuldade para contratar brasileiros estão…
Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.
Dos entrevistados, 14% disseram que seria “muito provável” que apoiassem tal movimento, e outros 26% estavam “algo propensos” a fazê-lo. Trinta e oito por cento afirmaram que era improvável que oferecessem apoio, enquanto 22% estavam indecisos.
VEJA: Deputada do PSOL ostenta look de milionários, muito superior ao próprio…
A iniciativa de Musk também segue um confronto público com o presidente Donald Trump sobre o recente pacote legislativo da administração, apelidado de “Um Grande e Belo Projeto de Lei”. Musk chamou a proposta de “insana”.
Ainda não está claro se o novo partido apresentará candidatos para as eleições de meio de mandato de 2026 ou buscará uma mudança estrutural mais ampla no cenário político dos EUA. No entanto, ele pare querer posicionar o Partido Americano como um veículo para disrupção política.