O jornal norte-americano The New York Times publicou uma reportagem detalhada sobre as manifestações do dia 7 de setembro de 2025 no Brasil, destacando a forte presença política e mobilização dos apoiadores de Jair Bolsonaro. É importante lembrar que o NYT é um veículo progressista e mesmo assim não se furtou a tratar os fatos de forma real. O jornal usou a palavra “inundação” para se referir ao imenso numero de brasileiros nas ruas de todo o Brasil.
A matéria ressaltou que, mesmo diante dos problemas legais e da perspectiva iminente de condenação do ex-presidente por suposta tentativa de golpe, Bolsonaro continua sendo uma força política significativa no país, evidenciada pela superioridade numérica clara dos seus apoiadores em relação aos manifestantes de esquerda nas ruas. Deixando claro que a manifestação convocada pelo PT não tem apoiador sem pagamento.
Imagens aéreas mostraram que as manifestações pró-Bolsonaro e contra Alexandre de Moraes, ocuparam grandes avenidas com as cores da bandeira nacional, e muitos participantes exibiram símbolos e cartazes em agradecimento aos Estados Unidos, com referências explícitas ao presidente Donald Trump, e ao apoio do país para combater as violações de direitos humanos que estão ocorrendo no país, pelo STF.
O New York Times enfatizou o agradecimento ao país norte-americano e a esperança dos apoiadores de que a Casa Branca possa ajudar a restaurar os direitos políticos de Bolsonaro, que foi impedido de ocupar cargos públicos até 2030.
MAIS: Santander e a estatal Caixa Econômica “ajudaram na lavagem de dinheiro do PCC”, afirma polícia
Apesar da mobilização expressiva, o jornal destacou que essa demonstração de apoio não deve influenciar o Supremo Tribunal Federal, que está próximo de julgar Bolsonaro e possivelmente condená-lo a mais de 40 anos de prisão, mesmo sem prova de crime cometido, e usando métodos inconstitucionais.
VEJA: Brasileiros com melhor renda estão abandonando o Brasil em massa em 2025
A reportagem também mencionou que parte dos manifestantes focou em pedir anistia para o ex-presidente, tema que está em debate no Congresso e remete a um passado histórico sensível relacionado à anistia concedida a militares da ditadura e até mesmo a Dilma e diversos esquerdistas.
A cobertura do New York Times mostrou que Jair Bolsonaro mantém uma base forte e fiel nas ruas brasileiras, sendo uma figura política relevante mesmo em um momento onde se encontra em prisão domiciliar mesmo sem ter nenhuma condenação e censurado, proibido de se comunicar e até mesmo receber visitas, e que as manifestações de apoio tiveram um caráter não apenas nacional, mas também internacional, ao demonstrar alinhamento simbólico com os Estados Unidos e Donald Trump.