Nesta sexta-feira (23), o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender o aumento das alíquotas do IOF, determinado por decreto do governo Lula. A proposta tem apoio da bancada do Novo na Câmara dos Deputados.
Haddad implementou medidas cambiais sem conversar com o presidente do Banco Central, Gabriel Galipolo, responsável pela política cambial do Brasil.
MAIS: Hotel escolhido por Lula na China é para milionários, com xicara…
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
SAIBA: Estados Unidos anunciam recompensa de R$ 10 milhões para brasileiros por informações do…
O governo Lula elevou o IOF de remessa e operações de câmbio de pessoas físicas em mais de 300% de um dia para outro. Passou de 1,1% para 3,5%. O aumento do IOF influencia a população de várias formas inclusiva aumenta o custo das compras internacionais na Shopee e Shein, entre outras.
MAIS: Brasil ultrapassa R$ 1,5 trilhão de arrecadação de impostos nos primeiros três meses de 2025…
Segundo os parlamentares, o aumento tem objetivo apenas de arrecadar, sem justificativa técnica, o que, segundo eles, “fere princípios constitucionais”. Van Hattem classificou o decreto como um “abuso” e disse que vai articular a votação do PDL na próxima semana.
O projeto também conta com as assinaturas de Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC), Luiz Lima (RJ) e Ricardo Salles (SP). Eles criticam os impactos no crédito e a insegurança jurídica causada pela medida.
LEIA ESTA: Presidente do BC afirma que foi pego de surpresa com aumento do IOF…
Nesta quinta-feira (22), o líder da oposição, deputado Luciano Zucco (PL-RS), também apresentou um PDL com o mesmo objetivo de barrar o aumento do IOF.