Patrocinado

A ADF International, organização jurídica dos Estados Unidos, levou a suspensão do X no Brasil para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, alegando que a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), coloca em risco a liberdade de expressão no Brasil.

LEIA: Dívida do setor público brasileiro sob Lula ultrapassa 78% do PIB, segundo Banco Central

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Lula avaliza ações de Moraes sobre X e Starlink com censura e insegurança jurídica ao investidor. Além de risco para Forças Armadas

Em um comunicado divulgado no site oficial da entidade, o diretor jurídico para a América Latina, Tomás Henriquez, pede que a Comissão intervenha urgentemente na situação.

MAIS: Moraes banir o X do Brasil afeta no mínimo 22 milhões de brasileiros que estão sendo punidos sem razão, e ofende o Código de Processo Civil, afirma constitucionalista

– O estado de censura no Brasil é severo e está piorando em grau extremo, posicionando o país entre os piores em restrições à expressão nas Américas – disse ele.

LEIA: Gabinete de Geraldo Alckmin tem mais de R$ 16 milhões em orçamento para 2025. Saiba as maiores e menores verbas dos Ministérios

O texto fala do bloqueio ordenado por Moraes e também da multa diária imposta para os usuários que utilizarem aplicativos VPN para driblar a restrição das operadoras, no valor de R$ 50 mil. O congelamento das contas bancárias da Starlink também foi citado na nota.

Outra informação levada pela ADF International para a Comissão Interamericana é a decisão desta segunda-feira (2) na qual a Primeira Turma do STF, presidida por Moraes, manteve a ordem de suspensão do X no país.

SAIBA: Países latinos e Estados Unidos além de UE condenam pedido de prisão a opositor de Maduro na Venezuela. Brasil sob Lula se cala

– O bloqueio do X no país é sintomático de um problema endêmico…ele se arrasta há mais de seis anos e tem causado danos reais à democracia brasileira, produzindo um efeito inibidor na maioria da população que, segundo pesquisas recentes, tem medo de expressar suas opiniões em público – diz a entidade.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos tem jurisdição sobre o Brasil, porque o país é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada