Patrocinado

Nesta sexta-feira (5), o metal precioso subiu 1,29%, para US$ 3.653,30 por onça-troy e renovou o maior nível histórico de fechamento, depois de subir à máxima intradia de US$ 3.655,50. Com isso, os ganhos na semana chegam a 4% e, no ano, são ainda maiores: 30%. 

O gatilho dos ganhos de hoje foi o dado mais fraco de emprego dos EUA, que impulsionou expectativas por cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Você pode conferir aqui os detalhes do movimento dos mercados hoje.

MAIS: Estados Unidos descobriram empresa de Moraes que abriga patrimônio milionário, afirma jornalista

Investidores também monitoraram a demanda por bancos centrais e a desvalorização do dólar e dos yields (rendimentos) dos títulos do Tesouro dos EUA — que competem com o ouro como ativos considerados mais seguros.

Paulo Cunha, CEO da iHUB Investimentos, avalia que o ouro sempre desempenhou um papel estratégico nos portfólios, mas agora assume uma função ainda mais relevante.

SAIBA: Julgamento de Bolsonaro deve ser anulado por desrespeito a Convenção Interamericana…

“Historicamente, o ouro já era reconhecido como uma reserva de valor, mas neste ano ele ganhou protagonismo diante da escalada de riscos geopolíticos e da instabilidade de outros ativos”, afirma.

Como ter sua cédula Uruguaia

A recuperação do ouro
O ouro começou o dia em baixa, mas reverteu perdas e firmou ganhos na esteira do principal relatório de empregos dos EUA, o payroll. O documento mostrou criação de empregos abaixo da prevista e aumento na taxa de desemprego em agosto, levando o mercado a precificar 0,75 ponto percentual (pp) em cortes acumulados em 2025.

MAIS PGR escolhido por Lula minimiza falta de prova que ligue Bolsonaro à suposta tentativa de golpe, que nunca ocorreu

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

MAIS: Pesquisa aponta que 62% dos brasileiros não acreditam nas propagandas de Lula, e veem o Brasil no rumo errado

Para o TD Securities, contudo, o mercado de trabalho norte-americano ainda não desacelerou o suficiente para desafiar as projeções de resiliência da macroeconomia. O banco de investimentos canadense pondera que isso deverá limitar a performance do ouro, mantendo os preços em nível elevado, mas pausando seu rali por algum tempo.

Já a Capital Economics aponta que a demanda de bancos centrais segue aumentando, citando como exemplo o BC da Polônia, que planeja ampliar suas alocações de reservas de ouro em 30%.

LEIA: Entre vaias e protestos governador do Rio Grande do Sul perde…

“Com oferta limitada e sem ausência de compradores, os riscos para nossa projeção já acima do consenso para os preços do ouro continuam de alta”, afirma a consultoria britânica, prevendo que isso ajudará o ouro a ultrapassar a máxima histórica atual.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada